Saudade esquisita.



Estou trabalhando com a memória do Vila, que em 2004 faz 40 anos de idade, em bom estado de saúde. A minha parte nessa árdua tarefa arqueológica, é selecionar e adequar parte do material já catalogado para ser exposto na internet. É um trabalho duro. Chato. Difícil. Mas não estou reclamando, estou aqui é para isso mesmo. E na verdade, não vim falar de como é chato, duro e difícil, que isso ninguém quer saber, as pessoas querem saber é da coisa pronta.

Enquanto a coisa não está pronta, resta-me falar da parte boa do processo. No momento estou debruçado sobre o espetáculo infantil "O Casaco Encantado" que a Sociedade Teatro dos Novos montou em 1960. Digitei o texto do espetáculo inteiro (sim, deu trabalho) e em seguida fui selecionar as fotos que entrarão na página da internet. E tem umas fotos ótimas. Eu batia os olhos nas fotos e sabia que cena era aquela, porque acabei de ler o espetáculo! As fotos com cara de antigamente, registrando aquela gente com cara de antigamente... Vendo isso foi me dando uma saudade daquele tempo, uma vontade de voltar a 1960, ver a STN montando aqueles espetáculos em praça pública, as crianças conhecendo os atores no fim da peça, aqueles penteados horríveis...

E é uma sensação esquisitíssima. Muito boa, é verdade, mas quando eu nasci a Sociedade Teatro dos Novos já tinha abandonado os palcos há muito tempo. Nesse processo eu tenho visto tanta coisa deles, que agora não-raro me bate essa saudade. Essa saudade esquisita.

Camilo Fróes

Comentários

Postagens mais visitadas