A Cia Novos Novos e as apresentações para escolas públicas


No início dessa semana, a Cia. Novos Novos fez apresentações de Mundo Novo Mundo para a moçada de escolas da rede municipal. A idéia é trazer os meninos e meninas ao Teatro e promover um debate após a peça, envolvendo as crianças do elenco e da platéia, para ampliar a compreensão e a reflexão sobre o espetáculo. Débora, diretora da Companhia, disse que tanto ela quanto seu elenco estão adorando a experiência. O ritmo das apresentações é bem intenso e todos trabalham arduamente. Nos intervalos, é possível ver o pessoal meio morgado pelos cantos, ou outras criaturinhas mais agitadas ouvindo os apelos de Débora para pouparem energias.

Os debates têm sido interessantes e põe em contato jovens que têm realidades, e também pensamentos, bem diferentes. Quando os atores do elenco se apresentam, dizendo a idade e a série que cursam, é possível ouvir um burburinho de espanto pela platéia, já que muitos ali, por causa da falta de oportunidade, estão muito atrasados no curso. Os Novos Novos aproveitam o momento para estimular o gosto dos alunos visitantes pelo fazer teatral e pela cultura, ao mesmo tempo em que suas reações os fazem pensar sobre uma série de questões sociais.

Sem dúvida, esse encontro entre a Cia Novos Novos e os alunos da rede municipal vai deixar marcas em ambos os lados. O que se espera é que essa experiência seja transformadora para esses jovens.

E semana que vem, tem mais!

Juliana Protásio

Comentários

Postagens mais visitadas