No sábado, a festa foi boa!


A Lavagem foi uma grande comemoração, mas a equipe do Vila não deixou de suar a camisa. Mesmo com o trabalho bastante adiantado pelo pessoal da LIMPURB e da SPJ ao longo da semana, ainda tinha muita coisa para fazer. A mais significativa foi a lavagem da estátua de Dionísio, deus grego do vinho e do delírio das Artes, que recepciona os artistas e espectadores que vêm ao Teatro.


Com a percussão forte dos meninos do Instituto Ara Ketu, e a performance cordelista de Marcelo Benigno (Vitória da Conquista), a festa começou pra valer. As pessoas se reuniram ao redor da estátua, enquanto Danilo e Léo (Viladança), Rivaldo Rio e outros, esfregavam Dionísio com água e sabão. Por todo canto no Passeio Público, figuras coloridas como palhaços e gente de perna-de-pau, faziam a festa. Era o Teatro de Rua, o grupo Beje Eró, os Jovens do Amanhã, o grupo E2, o GRUCON...


Em pouco tempo, toda área do Passeio foi tomada pelo mutirão da limpeza: era gente lavando as estátuas, outro grupo pintando os brinquedos, uma turma esfregando o chão dos mirantes... Trabalho é que não faltava. As equipes da TVE, TV Bahia, TV Aratu e do jornal Correio da Bahia, desde cedo, registravam tudo. Enquanto isso, comandada por Chica Carelli, outra turma arrumava as coisas para servir o almoço mais tarde...




Rolaram ainda as apresentações do Coral do Liceu, regido por Sérgio Souto, e do grupo de teatro Ladrilho, que chamaram atenção de todos ao ar livre, onde também acontecia a exposição do brechó organizado pela estilista Wládia Góes. Além da equipe do Vila, estiveram presentes o reitor da UFBA, Naomar Almeida, a vereadora Olívia Santana, Nelson Issa, do Liceu, e os atores Rodrigo dos Santos, Cynthia Rachel e Cridemar Aquino, da Cia. dos Comuns, do Rio de Janeiro.

Por fim, para repor as energias, no início da tarde foi servido um caruru a todos que estavam presentes. Aos poucos, o pessoal foi sentindo o dia avançar na cadência da banda Zumbaê, com as cadeiras quebrando e a alegria estampada no olhar.

Juliana Protásio


Comentários

Postagens mais visitadas