Faxina é igual em toda casa: tira as coisas do lugar, é poeira pra todo lado, desarruma tudo para arrumar de novo. No meio do caminho a gente se encontra com coisas do passado, objetos que serviram e não servem mais, ou que são re-descobertos e ganham nova utilidade. Aqui no Vila, um casarão desse tamanho, com tanta coisa que acontece, tanta gente que passa, imagine!

Pois bem, no início dessa semana organizou-se um mutirão para organizar a oficina/galpão/depósito (o povo não chega a um acordo sobre como chamar aquele lugar, talvez porque o espaço seja mesmo as três coisas numa só). É um vão atrás do palco principal, como uma garagem, onde ficam guardadas um monte de coisas que são usadas na cenografia dos espetáculos que passam por aqui. Como por aqui, artista é quem mete a mão na massa, foi isso que se viu.

Aproveitaram uma manhã de pouco movimento (como se isso existisse nesse Vila!) e o palco foi tomado por um monte de coisas. Num olhar rápido, um bando de tranqueira - cordas, caixas, mesa, carrinho, lata, sacos, um monte de miudeza. Com mais atenção, eram fragmentos de diversos espetáculos, alguns bastante envelhecidos e desgastados, entrando em cena novamente. Eram objetos cênicos que já tiveram vida e significado como parte de alguma montagem, ou que estiveram nos bastidores para que tudo desse certo. Fato é que, juntos, espalhados pelo palco principal, relembravam pedacinhos de histórias. Dom Quixote, Trilhas do Vila, Auto-retrato aos 40, Mundo Novo Mundo, Fausto#0, entre tantas outras que eu talvez não recorde ou conheça. Tudo ali, reunido, cada peça um pequeno portal para a dimensão de outro tempo histórico.

Agora algumas coisas devem ter sido jogadas fora, outras estão mais fáceis de achar e serão utilizadas novamente ainda inúmeras vezes. O povo suou pegando no pesado de lá para cá, resolvendo o que fica e o que não presta mais. No fim das contas, maioria das coisas ficou. Só que agora está tudo mais limpinho e organizado, mas vai se acumular novamente. E aí, só na próxima faxina...

Juliana Protásio

Comentários

Postagens mais visitadas