29 de Abril - Dia Internacional da Dança

Nesta sexta-feira, a Cia. Viladança, grupo de dança contemporânea residente do Teatro Vila Velha, mais uma vez demonstra seu compromisso com a arte, com atividades que comemoram o dia Internacional da Dança.

Pela manhã, o Viladança participa do projeto População Cultural, da Fundação Cultural do Estado da Bahia, ministrando uma oficina dentro da programação 12 horas de Teatro e Dança, no Teatro Castro Alves. No mesmo dia, só que mais tarde, o grupo faz uma apresentação especial de Da Ponta da Língua à Ponta do Pé para os alunos da tradicional Academia de Ballet da Bahia. O encontro será interessante, pois reúne dançarinos que se dedicam a gêneros distintos, celebrando uma única linguagem.

E assim segue o Viladança: formando platéia e futuros profissionais da Dança na Bahia.

Conheça a Origem da comemoração

O Dia Internacional da Dança foi criado em 1982 pela UNESCO(Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura). A data 29 de Abril comemora o aniversário de Jean-George Noverre (nascido em 1727), formulador das bases cênicas da dança no século dezoito e autor das "Cartas sobre a Dança e os Ballets", livro fundamental até hoje para estudar a teoria e a prática da Dança.

A data comemorativa foi estabelecida pela UNESCO a fim de promover a união entre os mais diversos profissionais da Dança em torno da celebração do caráter universal desta forma de arte. Em outras palavras: romper barreiras geográficas, políticas, culturais e étnicas, promovendo um encontro pacífico e amistoso através de uma linguagem em comum.

A cada ano, nesta data, a UNESCO faz circular, mundialmente, a mensagem de um renomado profissional da Dança. Em 2005, as palavras da dançarina japonesa Miyako Yoshida, principal bailarina do Royal Ballet of London, eleita em 2004 como "Artista UNESCO pela Paz", circulam pelo globo para levar os votos de união entre todos os povos.

Fontes:
www.unesco.org e www.idance.com.br
Foto: Márcio Lima

Comentários

Postagens mais visitadas