Melodrama em cor-de-rosa
Ac Costa e Cida Oliveira interpretam um casal que arde no fogo da paixão

Com Liga para mim, não te arrependerás, a Companhia Teatro dos Novos faz uma homenagem ao melodrama, numa peça que reúne sensualidade, humor e tragédia à flor da pele. Escrita por Francisca Bernardi (Chile), traz uma intrincada teia de relações que retratam os tortuosos caminhos do amor e o medo da solidão. A montagem tem direção de Héctor Briones e fica em cartaz às segundas e terças, sempre às 20:00, aqui no Cabaré dos Novos.

A história é a seguinte: Dia dos namorados. Um programa de rádio homenageia a locutora Helena Mendez Ulloa (Cida Oliveira), estrela de programas românticos, morta um ano antes. No ar, uma senhora idosa (vivida por Igor Epifânio), mãe de Helena conta sua história de amor terminada em tragédia, trazendo à tona os personagens e as emoções envolvidos nos fatos. Numa encenação que vai e volta no tempo, a história revela um grupo de pessoas ligado por diferentes manifestações do sentimento amoroso: entre pais e filhos, entre amigos e entre amantes.

Por meio desta narrativa não-linear, a peça capta o tom melodramático das novelas latino-americanas, numa montagem marcada pela exacerbação do sofrimento, do desejo erótico e do sentimento amoroso. Héctor explica sua escolha por essa estética excessivamente romântica: "O melodrama é um gênero que trabalha com o exagero das emoções, tornando os eventos inacreditáveis, patéticos. É uma estética que tem sido bastante rejeitada, mas também é muito interessante e representativa da cultura popular latino-americana".

Outra motivação do diretor vem do jogo cênico proposto pela não-linearidade prevista pelo texto de Francisca Bernardi, uma das expoentes do teatro alternativo chileno contemporâneo. Num palco intimista como o do Cabaré dos Novos, Héctor e os atores encaram o desafio de representar a alternância de diferentes tempos narrativos e espaços. As soluções foram encontradas no pouco tempo de ensaios que faz parte da proposta do 3 & Pronto e os resultados vêm sendo aguardados com curiosidade pela própria equipe, que conta ainda com os atores Ac Costa, Mônica Mello e Rosa Espinheira.

confira:
seg/ter
20h

Comentários

Postagens mais visitadas