Comuns na Área



A Cia dos Comuns continua a pleno vapor, com ensaios de domingo a domingo, folgas somente às terças-feiras. Na carga horária, aulas de: expressão corporal, dança, voz, canto, toques instrumentais e improvisações para o espetáculo. A peça ainda não tem definições, apenas objetivos. Como tudo que é feito pela Cia dos Comuns junto com Marcio Meirelles, a construção de todos os espetáculos é feita de descobertas e pesquisas durante todo o processo. Marcio já começou a esboçar cenas e diálogos, que estão sendo construídos conforme o discurso que os atores produzem.

"O novo espetáculo terá fechamento extraordinário, diferente. Com finalidade simples e rica, porém, pois mexe com o lúdico. O discurso é próprio do gromelo e o lado contemporâneo, que é atual, o lado teatral que mexe com esse sentido, é a comunicação. Mexe com passado e o futuro do negro no Brasil. *Não sei no que vai dar".

(Rodrigo dos Santos - que vive um personagem rapper)

A Comuns conta com a presença essencial do profissional Felipe Cury, que desde o primeiro processo de Candaces - A Reconstrução do Fogo, segundo espetáculo da Cia, vem sendo o braço direito de Marcio Meirelles na assistência de direção. E contribuindo também com seus jogos teatrais, para o desenvolvimento da Cia enquanto "grupo".

Outras presenças indispensáveis são os músicos, que estão cada vez mais integrados ao trabalho, possibilitando um clima de ensaios harmoniosos e confiantes para toda a equipe, que tem como objetivo apresentar um belíssimo espetáculo, com novos ritmos e melodias.


Outras Informações:

*No dia 25 de junho houve uma comemoração de 50 anos de santo da Mãe Beata de Yemanjá, e a Comuns, adivinha? Estava lá. Foi uma festa linda, que valorizou a resistência do culto afro no Rio de Janeiro, que vem a cada dia perdendo sua força. A importância da Cia ter participado dessa comemoração foi estar reafirmando e contribuindo para não deixar acabarem nossas tradições e deixar sempre vivas nossas origens.


*Já no dia seguinte o Rio de Janeiro, literalmente, parou. Aconteceu a 10ª Parada do Orgulho Gay, que em estatística são 80% da população brasileira. O tema da parada este ano foi a "Igualdade de União Civil entre pessoas do mesmo sexo". Mais uma vez, os gays saíram às ruas para defender os seus direitos como cidadãos. A luta tem sido constante, tanto que Ipanema ferveu com cerca de 400 mil pessoas (entre heterossexuais, homossexuais, bissexuais e outro BANDO de COMUNS).



Cynthia Rachel Lima, com colaboração de Ana Cê - Cia. dos Comuns.

Comentários

Postagens mais visitadas