COMUNS NA ÁREA


Conversa afiada com:

Alberto da Costa e Silva - poeta, embaixador de Daomé na África, estudioso de historia da África e autor do livro: Francisco Félix de Souza, o Mercadante de escravos. Outros de seus livros: A enxada e a lança, A manilha e o libambo, Um rio chamado Atlântico.

A Comuns recebeu esta semana a presença importantíssima de Alberto da Costa e Silva.


A idéia inicial da Cia dos Comuns era receber o professor Alberto para um bate-papo e buscar nele novas idéias que pudessem somar na construção do novo espetáculo - Bakulo.
Não foi diferente, mas tudo tomou um rumo mais intimista, parecia que éramos grandes e velhos amigos, tudo que aquele sábio homem dizia era tão familiar e tão próximo do caminho que o espetáculo está levando, que suspiros e pensamentos eram freqüentes.
"Na África todo mundo sabe o seu lugar"*

Alberto da Costa falou um pouco das suas andanças pela África, suas descobertas, tudo estava em seu controle, principalmente o mapa da África, no qual o tempo todo fez questão de citar e mostrar cada pedaço e suas histórias, ou melhor, histórias daquele povo (nosso povo).
A viagem que fizemos com novas descobertas de antigas histórias semelhantes às nossas atuais,nos fizeram comparar as duas épocas e ver que a coisa mais importante que se perdeu ao longo dessas décadas foi a Tradição, a identidade da resistência negra que vem se deteriorando. Nossos gestos, nossas amas de leite, tudo se perdeu.
É como se o fator escravidão fosse uma linha do tempo, na qual as freqüentes mudanças escrevem o rumo de um povo, de uma nação. Houve a industrialização dos escravos, o uso da mão-de-obra, através do qual os escravos produziam a fortuna de seus donos, que por sua vez, não contribuíam para a liberdade desses escravos, que custavam caro, segundo o professor.

"A escravidão é a morte civil"*

Esse grupo minoritário de negros que veio para o Brasil criou as matrizes da cultura Negra, de uma maneira muito curiosa, pois eram escravos urbanos acostumados a viverem nas cidades da África, em suas tribos. Todos esses grupos que vieram, e aqui se tornaram Nagôs, Keto, Angola, Gege, eram de cidades, alguns agricultores, trabalhadores do campo em funções variadas. No Brasil foram escravizados, os chamados "escravos urbanos", e aqui também foram nomeados NEGROS, isso porque na África eles eram chamados de acordo com a sua tribo ou pelo seu nome de origem. Começaram então a trabalhar nas casas reais, sendo carregadores de peso, construtores de casas. Construíram seus impérios, fizeram casas que tinham modelos diferentes do que vemos hoje, mas que tinham semelhança com as favelas atuais.

Marcio Meirelles e Gustavo Mello

Não deixando de falar das favelas, após a Abolição da Escravatura a escravidão continua. Agora bem pior, marginalizando os negros pobres e das favelas, que cada vez mais se aglutinam como os antigos escravos alforriados, aumentando seu "habitat" e difundindo ainda mais a discriminação.

"Como os escravos não nasceram nos navios negreiros, precisamos conhecer a África para entender o Brasil" *

A Comuns agradece ao professor por fazer do nosso dia um novo dia, por nos ter feito refletir sobre pequenas coisas, sobre o que somos e o que queremos com a nossa história. E como na antiga tradição: toda vez que os mais velhos falam, os mais novos fazem a reverência. Te reverenciamos.


Outras Informações e Pedidos Importantes:

Estamos passando por um momento muito delicado, no qual a guerra pelo tráfico de drogas, em confronto com a polícia, tem tirado a vida de muitos inocentes. Os governantes do País estão preocupados com os conflitos externos e estão a cada dia fechando os olhos para os problemas existentes nas favelas cariocas. Não deixem de rezar pelo Haiti, mais rezem também pelo Rio de Janeiro, em especial para as favelas da Rocinha, Vidigal, Cidade de Deus (CDD), Morro do Turano, Vigário Geral, Morro do Santo Cristo, Morro dos Macacos, Morro do Urubu, Morro do Dendê, Complexo da Maré, Parada de Lucas, entre outros, que essa guerra tem derrubado os soldados do bem.

* Frases de Alberto da Costa e Silva

Cynthia Rachel Lima

Comentários

Postagens mais visitadas