TOMALADACÁ

Domingo passado, às 10h, os grupos Beje eró (do Ogunjá), Jovens do Amanhã (de Canabrava), Os Teatrais (do Colégio Manoel Novais) e Trapos e Cia. (da Ribeira) se apresentaram aqui no Vila para mais de 60 pessoas. Era o segundo encontro do projeto Tomaladacá, que vem trazendo grupos comunitários de teatro e dança para assistir aos espetáculos do Vila e gerar com eles um intercâmbio artístico.

A Sala 2 ficou pequena para tamanha receptvidade! Como convidados, estiveram presentes ainda o pessoal do NACRE (do Eng. Velho de Brotas) e do Corppus (de Tancredo Neves). Em suas performances teatrais, cada grupo trouxe ao palco um pouco do contexto em que vive sua comunidade, tomando isso como base para algumas reflexões de teor crítico social.

O grupo do Colégio Manoel Novais, por exemplo, mostrou um trabalho a respeito dos impostos que pagamos sobre as mercadorias. Elogiado pela qualidade da apresentação, o grupo levará a encenação para a Bienal do Livro, no próximo dia 06. Além disso, por encomenda da Secretaria da Fazenda, o grupo se apresentará também para jovens de outras escolas e comunidades.

Os grupos que participaram do encontro ressaltaram a importância de aprender assistindo aos espetáculos teatrais, atualmente, a principal frente de ação do projeto Tomaladacá, uma iniciativa do Vila que vem sendo possibilitada com o apoio de seus patrocinadores - Vivo, Chesf, Petrobras e Fundação Cultural do Estado da Bahia.

Logo mais, os organizadores do Tomaladacá terão um encontro com Gedalva da Paz, da Secretaria Municipal de Educação, visando fazer um mapeamento para detectar grupos de teatro amador em escolas e comunidades, para que eles também possam ser integrados e beneficiados pelo projeto.

No momento, a organização do Tomaladacá está fazendo um esforço para ampliar o projeto e retomar atividades que existiam no seu primeiro formato, como mostras e oficinas. Por isso a preocupação em procurar os grupos e fazer um reconhecimento de seu trabalho.

Se você tem um grupo e quer chegar junto, mande um e-mail para nós ou entre em contato pelo telefonte 3336-1384.

Comentários

Postagens mais visitadas