Mistérios contemporâneos

Há questões que Vêm para ficar. O que seria da vida sem os grandes mistérios? Porque matéria atrai matéria, por exemplo? Ninguém sabe, mas sabemmos que matéria atrái matéria, é um fato. Organizamos esta dúvida chamando-a de lei da gravidade. Ela está aí. Convivemos com ela. Existe vida em outros planetas? Existe uma verdade universal? Pra que serve o apêndice? O que significa gonostomatídeos? Porque tanta gente votou em Collor? Lidamos com essas dúvidas, e sentimos que a resposta nunca vem. Aqui no Vila, temos a nossa própria dúvida permanente:

O que é, exatamente, a Companhia Teatro dos Novos?

Responder como surgiu, muita gente sabe. Uns com mais riqueza de detalhes que outros. O que era, em 1998, já é um pouco mais difícil, mas há quem responda sem gaguejar. Responder hoje, está ficando cada vez mais complicado. Aquele que se atreve a dar uma breve definição de o que é a CTN geralmente muda de postura, mexe as mãos, levanta as sobrancelhas, usa muitas reticências e faz uma série de ressalvas...

Hoje a Companhia está com duas montagens no forno: Uma é Rerembelde, espetáculo infanto-juvenil dirigido por Gordo Neto, que estréia dia 29 de Outubro, sábado que vem. A outra é Os Dois Ladrões, dirigida por Vinício de Oliveira Oliveira, que estréia dia 07 de Novembro, pelo projeto 3&Pronto. Os Dois Ladrões tem no elenco uma série de figuras que todo mundo sabe, são "da CTN": Fernando Fulco, Chica Carelli, Cida Oliveira, Marísia Motta... Mas conta ainda com a participação de umas figuras de uma outra companhia do teatro, sem que isso configure uma parceria entre companhias: Eddy, Marcelo Sousa Brito e Roquildes Júnior. No Rerembelde, se você for parar pra pensar, o cenário é de Lorena Torres Peixoto, uma assistência de figurino de Indaiá Oliveira e um Camilo Fróes no elenco, que não são exatamente, veja bem, CTN. Isso sem falar que Daniel Farias, que faz o personagem principal do Rerembelde, não era do Vilavox?

Claro que todo mundo no Vila trabalha com parcerias, que é permitido que as coisas se misturem, que O Despertar da Primavera tinha um monte de Novos Novos infiltrados e é bom que isso aconteça, mas como a CTN atualmente não tem "dono", na hora de ver quem é que vai balançar Mateus, é natural que haja alguma confusão.

Etérea, confusa, maleável ou não, a Companhia continuará produzindo e já discute planos para 2006. Vamos ver o que acontece.

Comentários

Postagens mais visitadas