BANDO PROMOVE PALESTRAS SOBRE A ÁFRICA

O Bando de Teatro Olodum comemora os 15 anos de luta para existir no cenário teatral baiano somando à temporada de seu espetáculo Cabaré da RRRRaça uma série de debates que dão a largada para a montagem de mais um espetáculo: o infanto-juvenil África. Cabaré da RRRRaça fica em cartaz até 04 de dezembro, com apresentações no Teatro Vila Velha de quinta a sábado, às 21h, e domingos, às 20h. Ingressos a R$14 (inteira) e R$7 (meia-entrada). Já o Seminário começa nessa quarta-feira, dia 09 de novembro, e é uma promoção conjunta do Teatro Vila Velha, da Faculdade de Comunicação da Ufba e da Cult (Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura).

O Seminário África tem entrada franca aos interessados e sua abertura terá debates sobre o tema História e geopolítica (Panorama geral), na quarta-feira, a partir das 19h. Farão exposições o Coordenador do Curso de Língua e Civilização Yorubá do CEAO, Félix Ayoh´Omidire, e o professor Valdemir Donizete Zamparone, do Departamento de História da Ufba.
Nos dias 16 e 28 de novembro o seminário continua, abordando, respectivamente, os temas: Culturas Africanas (Que contribuíram para a formação da identidade brasileira) e Escravidão (E a formação da Diáspora) ? vide programação.

Mais do que apenas um grupo de teatro, o Bando de Teatro Olodum vem, nesses 15 anos de atividades, mostrando-se como um importante organizador de debates a respeito da arte contemporânea e também de questões relacionadas à afro-descendência. Recentemente, organizou na Bahia o I Fórum Nacional de Performance Negra, que trouxe a Salvador organizadores de grupos de dança e teatro de todo o Brasil, além de personalidades como Abdias Nascimento (ex-senador, ator, diretor, dramaturgo e ativista das causas afro-descendentes).

Mesmo diante de tantas realizações, o Bando de Teatro Olodum tem seus 15 anos destacados de forma menor pela imprensa local, que até agora não se dignou a fazer uma matéria sequer que promova um balanço das atividades desse grupo. Talvez o Seminário África seja um gancho jornalístico que possa dar à essa imprensa a chance de rever o modo que vem tratando a passagem de data tão significativa para o teatro e para as causas afro-descendentes da Bahia e do Brasil.

PROGRAMAÇÃO

Á F R I C A

LOCAL - Teatro Vila Velha HORÁRIO - 19 horas

09/Novembro - HISTÓRIA E GEOPOLÍTICA (quarta-feira) (PANORAMA GERAL)
Félix Ayoh?Omidire Universidade de Ilê-Ifer/Nigéria, Coord. Curso Língua e Civilização Yorubá do CEAO
Valdemir Zamparone Departamento de História/ UFBA Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africanos/CEAO

16/Novembro - CULTURAS AFRICANAS (quarta-feira) (QUE CONTRIBUÍRAM PARA A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE BRASILEIRA)
Luiz Nicolau Parés Departamento de Antropologia / UFBA Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africanos/CEAO
Vilson Caetano Departamento de Antropologia das Faculdades Integradas da Bahia - FIB

28/Novembro - ESCRAVIDÃO (segunda-feira) (E A FORMAÇÃO DA DIÁSPORA)
Goli Guerreiro Coordenadora do Programa Humanidades das Faculdades Jorge Amado
Ubiratan Castro de Araújo Presidente da Fundação Cultural Palmares Departamento de História/ UFBA

COORDENAÇÃO
Vanda Machado (CULT)
Ângela M. De Andrade (Teatro Vila Velha)

Comentários

Postagens mais visitadas