SEMINÁRIOS - ÁFRICA

Seminário África chega à sua segunda semana e analisa (dia 16 de novembro) as contribuições do povo africano para a construção dos referenciais brasileiros

Depois de ter sua plenária lotada na primeira semana, quando abordou a história e a geopolítica da África, o seminário que faz parte das comemorações pelos 15 anos de atividades do Bando de Teatro Olodum realiza seu segundo encontro nesta quarta-feira (dia 16 de novembro). Desta feita, o tema em pauta é: Culturas africanas que contribuíram para a formação da identidade brasileira. As exposições começam às 19h, no Cabaré dos Novos do Teatro Vila Velha (Passeio Público), com entrada franca.

Farão parte da mesa Luiz Nicolau Pares (Departamento de Antropologia da Ufba) e Vilson Caetano (Departamento de Antropologia das Faculdades Integradas da Bahia). Após suas exposições, os participantes poderão fazer perguntas à mesa, abrindo o debate.

Mais do que apenas um grupo de artes cênicas, o Bando de Teatro Olodum vem, nesses 15 anos de atividades, mostrando-se como um importante organizador de debates a respeito da arte contemporânea e também de questões relacionadas à afro-descendência. Recentemente, organizou na Bahia o I Fórum Nacional de Performance Negra, que trouxe a Salvador coordenadores de grupos de dança e teatro de todo o Brasil, além de personalidades como Abdias Nascimento (ex-senador, ator, diretor, dramaturgo e ativista das causas afro-descendentes). Isso dentre várias outras atividades.

O Seminário África tem encerramento dia 28 de novembro com exposição e debate sobre o polêmico tema Escravidão. Farão parte da mesa Goli Guerreiro (Coordenadora do Programa Humanidades das Faculdades Jorge Amado) e Ubiratan Castro de Araújo (Presidente da Fundação Cultural Palmares).

ÁFRICA
BANDO DE TEATRO OLODUM
TEMA : Culturas africanas que contribuíram para a formação da identidade brasileira
LOCAL : Teatro Vila Velha (Cabaré dos Novos)
QUANDO : Quarta-feira (16 de novembro), às 19h
FORMAÇÃO DA MESA:
Luiz Nicolau Parés
- Departamento de Antropologia / UFBA Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africanos/CEAO
Vilson Caetano - Departamento de Antropologia das Faculdades Integradas da Bahia - FIB

Comentários

Postagens mais visitadas