De Londres para Salvador

Quem está entre nós neste verão é a atriz Tereza Araújo (foto), que nos anos 90 participou ativamente do projeto Novo Vila e hoje mora em Londres. Residindo fora de Salvador há 6 anos, ela chega para matar as saudades da terra e aproveita a passagem para marcar presença nas Oficinas Vila Verão, colaborando com seu parceiro de trabalho, Chico Figueiredo, nas aulas de teatro com o tema Shakespeare, imagem e emoção.

Figura simpaticíssima, Tereza trabalhou com a coordenação do projeto Meia-noite se Improvisa, quando o Vila estava sendo reformado. "Juntava artistas profissionais, amadores e de sucesso. Gostava de fazer aquilo, ver a misturada de gente no palco, porque o Vila é isso!", ela se lembra. Tereza também atuou nas peças Um Tal de D. Quixote, dirigida por Marcio Meirelles, que marcou a re-inauguração do Vila, e Cuida bem de mim, de Luiz Marfuz.

"Eu sempre gostei de teatro comunitário, desse lado social"

Tereza vem espalhando sorrisos pelo teatro, atualizando todos sobre sua carreira e também sabendo notícias das mil coisas que vêm acontecendo por aqui. Nos últimos 5 anos (segundo ela, o primeiro serviu como fase de adaptação na Inglaterra), nossa querida atriz vem trabalhando com teatro "alternativo", à margem do grande centro teatral de Londres. A pequena companhia, formada por ela, Chico e um diretor inglês, vem desenvolvendo montagens multiculturais - Nelson Rodrigues em inglês, por exemplo! - e voltadas para a discussão social de temas como violência doméstica, violência estudantil, questões identitárias de refugiados políticos e de guerra. Ela conta ainda que eles realizam oficinas com essas comunidades e o público inglês, que tem uma avidez muito grande pelo diferente e pela necessidade de desinibição.

Na oficina que Chico e Tereza vão oferecer aqui no Vila, o alvo são atores que já tenham alguma experiência. Eles irão trabalhar com improvisações sobre o texto de Shakespeare, colocando o enfoque no ritmo e no som das palavras. As aulas acontecem nos dias 28 e 29 de janeiro. Saiba+.

Comentários

Postagens mais visitadas