resultado do braskem
DEU CHICA!

Ontem foi dia (ou melhor, noite!) de festa para a classe teatral baiana. A cerimônia de entrega do Prêmio Braskem de Teatro, dirigida por Marcio Meirelles, foi um grande espetáculo. Como poucos, Marcio realizou uma mistura charmosa e inteligente de texto, dança, vídeo e música, unindo numa só apresentação artistas de diferentes gerações, estilos e linguagens. O resultado foi uma bela homenagem às artes cênicas, pontuada pelo discurso político afirmativo característico dos trabalhos de Meirelles.

A música esteve bem representada por vozes femininas muito diferentes entre si: Mariene de Castro, Roze, Rebeca Matta e Virgínia Rodrigues, que encerrou a cerimônia toda de branco cantando o Hino ao Senhor do Bomfim. Atrás delas, projeções de suas imagens com uma edição estilosa serviam de cenário para cada apresentação.

A tecnologia, aliás, foi um dos diferenciais da apresentação deste ano. Com uma equipe de "videastas" do gabarito de Sofia Federico e Kiko Povoas, a imagem teve um papel importante no espetáculo. Ao invés de mestres de cerimônia e apresentadores, textos líricos nos telões anunciaram as categorias. Também através de projeções, o público pôde ver o anúncio dos vencedores, feito por artistas selecionados na platéia - entre eles, o baiano-global Wagner Moura.

No intervalo da entrega dos prêmios, o Viladança e dançarinos convidados apresentaram vinhetas divertidas, dando mais dinâmica e movimento às passagens. Com figurino inusitado, com saiotes, o grupo fez aparições breves, porém marcantes, que contribuíram para dar o tom descontraído da cerimônia, que esteve muito longe de ser uma solenidade.

E pelo que se pôde notar, as premiações agradaram à classe. Principalmente as estatuetas arrebatadas por O sapato do meu tio, aplaudidíssimo a cada vez que os integrantes de sua equipe subiram ao palco. Dos nossos, Chica Carelli foi a vencedora na categoria Atriz Coadjuvante. Num discurso elegantíssimo, ela dedicou o troféu às atrizes do Bando de Teatro Olodum. Nas homenagens especiais, o destaque para o talento Fernando Neves e Othon Bastos, dois grandes ícones vivos do teatro baiano, com carreiras maduras e multifacetadas.

Confira agora os resultados do Prêmio Braskem de Teatro 2006:

Revelação: Carol Vieira (Direção de O futuro está nos ovos)
Texto: Deolindo Checcucci e Plínio Seixas (Raul Seixas - A metamorfose ambulante)
Categoria Especial: Irma Vidal (Luz de Fogo Possesso)
Direção: João Lima (O sapato do meu tio)
Ator Coadjuvante: Gil Teixeira (Hamlet)
Atriz Coadjuvante: Chica Carelli (O despertar da primavera)
Ator: Lúcio Tranchesi (O sapato do meu tio)
Atriz: Evelin Buchegger (Murmúrios)
Espetáculo Infanto-Juvenil - Popular: A revolta dos brinquedos
Espetáculo Adulto - Popular: O Nariz do Poeta
Espetáculo Infanto-Juvenil: Rádio biruta FM
Espetáculo Adulto: O sapato do meu tio

Comentários

Postagens mais visitadas