NOVOS NOVOS
bastidores em cena



A Companhia Novos Novos de Teatro abre, de 15 a 19 de maio, inscrições para as Oficinas Básicas de Iluminação Cênica, Teatro, Cenotecnia e Contra-Regragem. São 20 vagas para as oficinas que são gratuitas e serão ministradas no Teatro Vila Velha, durante três meses, com aulas às terças e quintas-feiras, da 8h às 11h. O público alvo é formado por jovens entre 14 e 19 anos de todas as classes sociais, sendo que alunos do sistema público de ensino terão prioridade na seleção. As inscrições acontecem no Teatro Vila Velha (Passeio Público) e informações podem ser conseguidas pelo fone 3336-1384, sempre das 14h às 18h.

A iniciativa faz parte do projeto Vila Novos Novos, que pelo segundo ano tem o patrocínio da Coelba e do Governo do Estado da Bahia, através do Fazcultura. A idéia é dar noções básicas para a formação de futuros profissionais ligados à parte técnica das artes-cênicas, como a iluminação, a cenotecnia e a contra-regragem.

"Na medida em que o teatro ganha força na Bahia, abrem-se espaços para profissões dessa área. Mas é importante que as pessoas que se iniciam nessas atividades conheçam a realização teatral por dentro, reconhecendo a importância de seus diversos componentes. Assim, o iluminador tem que saber a importância do cenário e conhecer os caminhos trilhados para a realização de uma montagem teatral. Isso também vale para o cenotécnico e para o contra-regra. Por isso decidimos incorporar ao nosso projeto essas oficinas, que são uma iniciação, um primeiro passo nesse caminho de qualificação profissional", comenta Débora Landim, diretora da Companhia Novos Novos e coordenadora do projeto.

Os 20 alunos terão aulas de Iluminação Cênica com Fábio Espírito Santo, diretor, iluminador e dramaturgo conhecido na cena local e com vários trabalhos no currículo, sendo que sua peça mais recente, Divorciadas, evangélicas e vegetarianas, está em cartaz no próprio Teatro Vila Velha. A parte de Cenotecnia e Contra-Regragem será ministrada por Nietzsche, profissional ligado ao teatro e ao cinema. Já a oficina de Teatro terá coordenação de Débora Landim e contará com outros professores convidados durante o curso.

Além das aulas teóricas, os alunos terão a oportunidade de colocar em prática seus conhecimentos durante a montagem da nova peça da Companhia Novos Novos de Teatro, Diferentes iguais. Em seu elenco, os atores adolescentes da CNN. A montagem é a quarta peça do grupo e cumprirá temporada no Teatro Vila Velha durante os meses de agosto e setembro. Antes disso, o espetáculo irá estrear em Manchester, Inglaterra, em julho, durante o Contact the World, evento internacional que reunirá 12 companhias de teatro do mundo.

O Contact the World é destinado ao encontro e exposição de trabalhos de companhias de teatro voltadas ao público jovem. A Companhia Novos Novos é o único grupo brasileiro convidado. Além da Novos Novos, lá estarão outras seis companhias inglesas e mais cinco de diversas partes do mundo (África do Sul, Ruanda, Filipinas, Nova Zelândia e Índia).

Através do Contact the World, a CNN já levou representantes para a Inglaterra (duas vezes) e Argentina (uma vez). "A companhia Novos Novos está começando a ter um reconhecimento
internacional de seu trabalho e isso é um grande incentivo para nós. Mas queremos compartilhar esse crescimento com nossa comunidade. Nesse sentido, tivemos todo o apoio de nosso patrocinador, a Coelba, para realizar essas oficinas, gratuitas e voltadas para o público jovem que quer se profissionalizar dentro da arte", comenta Débora Landim para depois lembrar
que o mercado do entretenimento é reconhecido, mundialmente, como um fecundo campo para a criação de novos profissionais. "Na Europa, o mercado do entretenimento já é uma realidade ampla e diversificada e no Brasil estamos começando a vislumbrar a força dessa tendência", conclui Landim.

Companhia Novos Novos




A Companhia Novos Novos de Teatro é um grupo diferenciado. Em seu elenco há apenas crianças e adolescentes, mas em seu entorno, profissionais reconhecidos na cena local contribuem com trabalhos que ganham cada vez mais repercussão. Sua primeira peça foi Imagina só...Aventura do fazer, que ganhou o prêmio Copene de melhor espetáculo infanto-juvenil em 2001. Depois, vieram Mundo Novo Mundo e Alices e Camaleões. Nessa trajetória, a Novos Novos teve textos indicados para premiações, como também atores e
realizadores crianças (coisa inédita nos prêmios Copene e Braskem).

Recentemente, a Companhia Novos Novos lançou um livro com os textos das três peças de seu repertório (assinados por EdsonR) e um disco com as trilhas sonoras dos espetáculos (assinadas por Ray Gouveia, Jarbas Bittencourt, EdsonR e Sérgio Caparelli). O livro e o disco também tiveram o patrocínio da Coelba e do Governo do Estado da Bahia, através do Fazcultura.

Comentários

Postagens mais visitadas