FALA VILA
Nos descaminhos da mente

A mente tem caminhos que a própria mente desconhece. A insanidade é o tema escolhido para o Fala Vila do dia 29 de junho, no Cabaré dos Novos, às 19h e com entrada franca. O bate-papo é a segunda realização este ano do projeto VilaJorge (parceria pedagógica e cultural entre o Teatro Vila Velha e as Faculdades Jorge Amado) e do grupo Vilavox, que compartilha o processo de construção de Canteiros de Rosa, sua quarta montagem, que estréia em 28 de julho.

Vládia Jucá, psicóloga e professora das Faculdades Jorge Amado e UNIFACS, mestre em Comunicação e Cultura Contemporânea e doutora em Saúde Pública pela UFBA é a convidada para debater, a partir de aspectos sócio-culturais, o fenômeno comumente conhecido como ?loucura?. A proposta da discussão é analisar essa situação de perda da razão que encontra significados diferentes em função do tempo e contexto local, inclusive com interpretações religiosas. "Pretendo fazer uma breve recapitulação histórica, no sentido principalmente de destacar que a loucura se tornou objeto de teorização e intervenção da medicina e da psicologia entre os séculos XVIII e XIX", explica. O bate-papo terá como referência autores da teoria psicanalítica e da antropologia médica como Michel Foucault, Sigmund Freud e Arthur Kleinman.

A mesa redonda faz parte de uma política dos grupos residentes do Teatro Vila Velha de abrir ao público o processo e construção da montagem. O primeiro encontro realizado pela parceria entre Teatro e Faculdade - Conversamentos entre linguagens (08/06) - ajudou elenco e direção a pensarem como se inspirar nos textos de Guimarães Rosa. Dessa vez, a reflexão pousa sobre o papel da loucura, já que suscitará discussões a respeito desse elemento que é essencial nas obras literárias de Guimarães. Canteiros de Rosa foi um dos espetáculos que receberam da FUNARTE o Prêmio Myriam Muniz de Teatro.

Comentários

Postagens mais visitadas