Rainhas africanas desfilarão na Marquês de Sapucaí
Espetáculo Candaces é tema da Salgueiro para o Carnaval 2007


Foto da peça Candaces - a reconstrução do fogo (por Ierê Ferreira)

A passagem do grupo carioca Companhia dos Comuns por Salvador movimentou o Teatro Vila Velha. Além do sucesso do espetáculo Bakulo - Os Bem Lembrados, com três apresentações lotadas, o grupo pôde comemorar com o diretor Marcio Meirelles e com o elenco do Bando de Teatro Olodum a escolha da peça Candaces, como tema do desfile da Escola de Samba Salgueiro para o Carnaval 2007.

Candaces - a reconstrução do fogo é a segunda montagem da companhia negra e remonta ao mito das guerreiras do antigo Egito (500 a.c.), as Candaces, para retratar o universo das mulheres negras brasileiras. Com o mesmo processo de construção dos textos do Bando de Teatro Olodum, o roteiro de Candaces foi construído a partir das experiências pessoais de cada integrante do elenco e também de importantes depoimentos de mulheres negras como Zezé Mota, D. Zica da Mangueira, Elza Soares, D. Ivone Lara, Ruth de Souza, Léa Garcia, Tia Surica, Leci Brandão, Chica Xavier, entre outras.

A escolha do tema para o desfile da Salgueiro foi apresentada por Renato Lage e Márcia Lávia, carnavalescos da Escola vermelha e branca. O elenco da Cia. dos Comuns entregou a eles um material de pesquisa com vídeo da peça, textos e imagens a respeito das rainhas negras africanas como Nerfetiti, Mequeda, N´zinga, entre outras. O grupo foi oficialmente convidado para participar do desfile. A peça foi encenada em 2003 e teve quatro indicações ao Prêmio Shell, inclusive melhor direção para Marcio Meirelles e coreografia, para Zebrinha, coreógrafo do Bando de Teatro Olodum.

Saiba mais: http://www.salgueiro.com.br/

Comentários

Postagens mais visitadas