A Outra Companhia de Teatro visita o Porto de Salvador


Da esquerda: Joedson Silva, Isabela Silveira, Lorena Torres Peixoto,
Camilo Fróes, Vinício Oliveira Oliveira, Luiz Antonio e Edvandro Sachs (do Porto)


O grupo residente do Teatro Vila Velha está a todo vapor na produção do seu mais novo espetáculo, O Contêiner, que estréia no próximo dia 08/09/06 (sexta-feira), às 20 horas, no palco principal do TVV. O espetáculo fala de sonhos, viagens, escolhas e fugas. Três africanos decidem sair do continente como clandestinos em um navio, em busca de melhores condições de vida na Europa. Descobertos pela tripulação, os homens são presos em um contêiner no convés do navio, passando calor, frio e fome durante dias. O texto da peça une O Contentor, escrito pelo angolano José Mena Abrantes, e improvisações criadas pelo elenco. No cenário, um contêiner fechado, suspenso no palco, isola alguns personagens e as cenas internas são transmitidas por câmeras infravermelhas para televisores espalhados pelo palco. Do lado de fora, outros personagens buscam um outro caminho para migrar. A pesquisa sobre África para criação da montagem foi financiada pelo prêmio Myriam Muniz de Teatro, da FUNARTE.

Na última sexta-feira (25/08/06), às 15 horas, o diretor do espetáculo Vinicio de Oliveira Oliveira levou o diretor musical João Meirelles, a cenógrafa Lorena Peixoto e os atores Luiz Antonio, Eddy Veríssimo, Camilo Fróes, Isabela Silveira e Eu a uma visita ao Porto de Salvador. Nós conhecemos de perto o funcionamento de carga e descarga de contêineres num porto de grande movimentação, coletando dados reais sobre situações de migração clandestina em navios de carga.


Edvandro Sachs bate um papo com A Outra e depois eles fazem um tour pelas instalações do Porto

Fomos muito bem recebidos por Edvandro Sachs, coordenador de operações da Tecon Salvador S.A, empresa que trabalha no ramo de carga, descarga e armazenamento de contêineres em navios e pátios e que apóia a nossa nova montagem. Recebemos atenção especial dele, que respondeu todas as nossas perguntas e nos conduziu pelo porto. Subimos em um dos guindastes de carga, de lá podíamos ver um navio alemão de 09 andares a baixo do convés, sendo carregado com 6.500 contêineres. Do outro lado, víamos milhares de outros contêineres empilhados, como se fossem edifícios, no gigantesco pátio de armazenamento do porto.


Os contêineres na fila para viajar

Edvandro nos contou que é freqüente a chegada de clandestinos em navios, geralmente, vindos do continente africano. Disse ainda que é comum a chegada de clandestinos mortos, devido às condições as quais eles se submetem, arriscando a vida para sair dos seus países. "Eles fogem, principalmente, da fome e das guerras", informou. No depósito, víamos muitas mercadorias vindas de outros países, destinadas a entidades filantrópicas que se estragam por causa da demora na liberação pela Receita Federal.

Então é isso! O resultado de todo esse processo de pesquisa, visitas, palestras, filmes e ensaios vocês conferem em O CONTÊINER, a partir do dia 08/09/06, de sexta a domingo no palco principal do Teatro Vila Velha, às 20 horas! Espero vocês!

Joedson Silva

Comentários

Postagens mais visitadas