Companhia Viladança atravessa o Brasil


A Companhia Viladança atravessou o Brasil de Norte a Sul de avião. No trajeto Roraima - Florianópolis, os dançarinos passaram quase um dia inteiro no ar ou em aeroportos.

Antes de pegarem um avião rumo ao sul, o grupo passou quatro dias em Boa Vista, onde teve algumas surpresas. "É difícil imaginar que na fronteira com a Venezuela, no extremo norte do país, existe uma cidade tão charmosa, limpa e agradável de se trabalhar e morar. Ficamos encantados com a infra-estrutura da cidade. As avenidas largas, sem congestionamento. É quase impossível se ouvir uma buzina. Muitos monumentos, lojas e parques em total harmonia com a floresta e a fauna local", diz Cristina Castro, diretora.

Curiosidades de Roraima:


Gavião passeando pelo parque . Igrejas pequenas e fofas . Um "João Vitor" de Roraima


Outro fato que surpreendeu o Viladança foi saber que era o primeiro grupo de dança contemporânea da Bahia a se apresentar na capital de Roraima.

Ainda em Boa Vista, a Companhia conheceu Rosana, chefe de seção de cultura do SESC, principal responsável e incentivadora da ida do grupo a Roraima. O resultado do seu carinho e atenção foi percebido em números: na oficina de dança, nada menos que 57 alunos; nas apresentações, teatro lotado, gente voltando da bilheteria.

Além das apresentações dos espetáculos Da Ponta da Língua à Ponta do Pé e José Ulisses da Silva no Espaço Multicultural do SESC Central e da oficina de dança ministrada por Cristina Castro, houve ainda uma mesa-redonda para debater a dança. Para discutir o tema "Quando a ação vira dança", foram convidadas a diretora do Viladança e Isabel (professora de dança de salão do SESC).

Depois de muitas horas de viagem, o grupo chegou a Florianópolis, onde realizou espetáculos de dança (Sagração da Vida Toda e José Ulisses da Silva) e abriu espaço para debate com a platéia. Dentre os curiosos que ficaram para fazer perguntas, muitos catarinenses, alguns baianos e Luiz Mokazel, diretor de cultura do SESC de Santa Catarina.



A diretora da companhia, Cristina Castro, ministrou aulas de dança em Floripa. Os dançarinos aproveitaram para conhecer a cidade: visitaram o Mercado Popular, a Lagoa da Conceição, a Praça XV de Novembro (que tem uma figueira onde, diz-se, a pessoa que dá quatro voltas encontra seu verdadeiro amor), entre outros lugares.



Agora, o grupo descansa por alguns dias em Salvador e breve retoma as atividades, seguindo pelo Palco Giratório por Fortaleza, Rio de Janeiro e São Paulo.

Comentários

Postagens mais visitadas