GIANFRANCESCO GUARNIERI

(Milão, Itália, 6 de agosto de 1934 - São Paulo, 22 de julho de 2006)

Ator e dramaturgo ítalo-brasileiro , participou da criação em 1955 do Teatro Paulista do Estudante. No ano seguinte, o TPE uniu-se ao Teatro de Arena de São Paulo. Dessa fusão resultou o Teatro de Arena, grande marco da dramaturgia nacional comprometida com os interesses populares. Sua peça de estréia, como dramaturgo, foi Eles Não Usam Black-Tie, encenada em 1958 pelo Teatro de Arena. O sucesso foi imenso! Paralelamente, o diretor Roberto Santos iniciava o Cinema Novo com o filme O Grande Momento, protagonizado por Guarnieri e Miriam Pérsia. Em TV, atuou em diversas novelas e especiais. No cinema, além de protagonizar O Grande Momento, também participou de filmes como O Jogo da Vida (1976), de Maurice Capovilla, Gaijin - Os Caminhos da Liberdade (1980), de Tizuka Yamasaki, Eles Não Usam Black-Tie (1981), de Leon Hirszman (versão para sua peça), filme que ganhou o Prêmio Especial do Júri no Festival de Veneza. Foi Secretário da Cultura da cidade de São Paulo entre 1984 e 1986.

Em homenagem a este grande homem do teatro brasileiro, na próxima segunda-feira (30/10), às 20h, a Companhia Teatro dos Novos dá início a uma série de atividades. A Começar pelo Fala Vila Guarnieri, com as presenças de Cleise Mendes, Evelina Hoisel e Márcia Guena, que apresentarão ao público diversos pontos de vista sobre a obra do dramaturgo. A entrada é franca.

Na sequência, a partir do dia 10, a programação segue às sextas-feiras de novembro com as leituras dramáticas do VILALÊ GUARNIERI, dirigidas por Fernando Guerreiro, Harildo Deda e Ewald Hackler. Também às 20h, com ingressos a r$ 3,00.

Comentários

  1. É BOM VER ESSAS HOMENAGENS, GUARNIERI COM SEU TRAÇO ESCREVEU SOBRE A VIDA E A DOR DA MAIORIA DO POVO E O FEZ SUBIR AO PALCO.
    E É ESTE MESMO POVO QUE ESTA REELEGENDO LULA, UM HOMEM SAIDO DO SEIO DO POVO.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas