Usuário do Orkut - SE LIGUE!

Aqui vai um alerta para ajudar você a proteger sua máquina dos vírus que se aproveitam da marca de empresas e sites confiáveis. Estão circulando e-mails supostamente enviados pelo Orkut, simulando as mensagens de avisos do site, como a de que alguém lhe deixou um recado (scrap), lhe adicionou como amigo ou convidou para alguma comunidade, entre outros. O link escrito no e-mail segue o padrão dos endereços Orkut, porém, direciona para outras páginas altamente suspeitas, onde o usuário pode ser infectado com um sem-número de pragas virtuais - uma prática comum para difusão de vírus e programas capazes de roubar senhas de bancos.

Uma dica básica é dar um freio na curiosidade e não sair clicando em tudo por aí. Pense duas vezes! E junto com esta, uma outra precaução que pode evitar e milhares de problemas é bem simples: antes de clicar em qualquer link enviado por e-mail ou no próprio Orkut, coloque o mouse sobre o endereço (SEM CLICAR!!!) e verifique no lado esquerdo da barra de status - barra inferior do seu navegador, onde você vê quando um site está carregando - se o endereço é igual ao link.

EXEMPLO
Coloque o mouse sobre os links abaixo e observe a barra lá embaixo.

http://www.teatrovilavelha.com.br/blog- este link é confiável.

http://www.teatrovilavelha.com.br/blog - um link como este pode lhe trazer sérios problemas.

http://www.bb.com.br- outra roubada bastante comum.

Não dê bobeira! Um vírus desses pode fazer coisas chatas como prejudicar seus programas e fazer você precisar re-instalar seu windows, mas também pode fazer um rombo na sua conta bancária.

Comentários

Postagens mais visitadas