Ó Paí, Ó e o cinema baiano: novas perspectivas


Érico Brás e Wagner Moura em cena do filme
foto: www.opaio.com.br


Ó paí, ó! continua dando o que falar - debater e pensar. Alunos do quinto semestre do curso de jornalismo das Faculdades Jorge Amado promovem, no próximo dia 18 de abril o debate Ó Pai, Ó e cinema baiano: novas perspectivas, no auditório Zélia Gattai. O evento acontecerá das 8h às 22:30.

No período da manhã será debatido O crescimento e os novos caminhos do cinema baiano, quando estarão presentes alguns nomes importantes do cinema baiano como a produtora e diretora do Festival de Cinema Panafricano, Fátima Fróes; o crítico de cinema, André Setaro; a diretora do Dimas, Sofia Frederico e Pedro Léo, ganhador do prêmio Braskem 2005 de roteiro para curta-metragem. À tarde, serão exibidos longas, curtas e documentários produzidos por cineastas baianos.

Das 19 às 22:30 acontecerá o debate Ó, Pai, Ó: o cinema e a cidade desigual. O texto de Ó, Paí, Ó, que ganhou várias formas de expressão, denuncia a violência contra crianças na cidade de Salvador, enquanto a vida do baiano comum segue dura, mas repleta de gozos e belezas. Estarão presentes na mesa Luciana Souza (que faz o papel de Joana, a dona do cortiço do Pelourinho); Marcio Meirelles, autor da peça e atual Secretário de Cultura do Estado da Bahia ; o sociólogo José Maurício Daltro do Centro de Estudos e Ação Social (CEAS) ; Jecilda (Pró), presidente da Associação dos Moradores e Amigos do Centro Histórico(AMACH) e atores do Bando de Teatro Olodum .

Passados 15 anos, a bem-sucedida peça foi adaptada para o cinema e chegou às telonas em 30 de março. Também será tema de um seriado na rede globo, com gravações previstas para setembro. O CD com as músicas do filme, lançado recentemente, contêm a música Ó Paí Ó, de Caetano Veloso e Davi Moraes.

Para mais informações:
projetoopaio@gmail.com

Comentários

  1. Anônimo9/4/07 17:09

    legenda da foto:

    Saci Pererê e Wagner Moura em cena do filme

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas