24 horas de dança

O dia internacional da dança foi celebrado na Bahia com força total

No sábado, o evento 24 horas de Dança na Terra, realizado pelo coletivo do Fórum de Dança da Bahia reuniu no Pelourinho e Carmo grupos de dança, coreógrafos, professores e dançarinos de varias tendências, com o objetivo de chamar a atenção para a autonomia e especificidade da dança, enquanto área de conhecimento, seus diferentes formatos e sua produção na Bahia.
O evento trouxe várias atividades como cortejo, ciranda, mostras de espetáculos, vídeos de dança, baile e oficinas.

A Cia Viladança estava presente e participou dessa celebração apresentando, às 20h, no palco armado no Cruzeiro de São Francisco, um trecho do espetáculo SAGRAÇÃO DA VIDA TODA, da diretora e coreógrafa Cristina Castro.

Muita gente foi conferir a apresentação realizada pelos dançarinos Leandro de Oliveira, João Rafael Neto, Maitê Soares, Janahina Santos e Mariana Gottshalk.

O dançarino Leandro Oliveira deixa seu comentário e suas impressões sobre esta tão importante ação conquistada pelos profissionais de dança da Bahia:

"Num tempo em que os rumos da dança são discutidos a todo o momento, no dia 29 de abril de 2007 vi que a atitude de se tomar uma direção está se estabelecendo. Vi uma praça repleta de gente apreciando a dança, feita por nós, dançada por nós e reconhecida por nós. Vi críticos, estudiosos, amantes e apaixonados pela dança fazendo ainda mais por ela. Vi um dia de movimento pelo movimento, pela arte da transformação, pela arte da construção da dança universal. Sem tendências defendidas, sem bandeiras levantadas, mas sim com um objetivo comum: construir e reconstruir pelo movimento a mudança de pensamento. Parabéns a todos!"

As comemorações ao dia Internacional de Dança se estendem pela semana de 2 a 10 de maio próximo com programações de videodança no complexo cultural dos Barris:

Na sala Alexandre Robatto, tem Programação do Dança em Foco, Festival Internacional de Vídeo & Dança, que se estabelece como plataforma internacional para a exibição da produção mundial de videodança - em que se destaca a pouco conhecida produção latino-americana.

Já na Sala Walter da Silveira, às 18h do dia 04 de maio tem lançamento nacional do videodança Sensações em Contrário (foto), de Jorge Alencar (coreógrafo), Matheus Rocha e Amadeu Alban (ambos videoastas), selecionados pelo Rumos Itaú Cultural Dança 2006/2007.

Vale a pena conferir!!!

Comentários

Postagens mais visitadas