Intercâmbio Cultural

Programa da União Européia apoiará projetos multinacionais em parceria com o Brasil

Organizações culturais, públicas ou privadas, têm até 1º de junho para inscreverem seus projetos no Programa de Cooperação Cultural da União Européia que, em 2008, escolheu o Brasil como país participante. Serão investidos um total de €1 milhão (um milhão de Euros) em projetos culturais brasileiros.

Com o objetivo principal de incentivar a cooperação e o intercâmbio cultural entre os países participantes do programa e o Brasil, a iniciativa irá financiar até 50% dos trabalhos escolhidos, no valor máximo de €200 mil por projeto.

A elaboração do projeto implica no envolvimento de três organizações, pertencentes a três países-membros da União Européia (UE), em parceria com uma organização brasileira. Esse requisito multinacional dará a oportunidade de organizar eventos multiculturais que celebrem a diversidade.

As atividades previstas nas propostas de cooperação deverão transcorrer no biênio 2008-2010, sendo que 50% delas devem ser realizadas no Brasil. A seleção dos projetos será feita pela Agência de Execução relativa à Educação, ao Audiovisual e à Cultura (EACEA), da UE.

Iniciativa - O Programa de Cooperação Cultural prevê a intervenção comunitária e está aberto à cooperação com países que tenham celebrado acordos de associação ou de cooperação com a Comunidade Européia, desde que contenham cláusulas de âmbito cultural. Lançado em 2000, teve sua primeira chamada a um país terceiro, em 2004, quando foi escolhida a Rússia, seguida pelo Japão, China e Índia. Em 2007, a UE e o Brasil assinaram uma Parceria Estratégica, documento político que tem como objetivo aproximar os 27 países europeus e o Brasil. A escolha brasileira como foco deste ano do programa pretende contribuir para essa aproximação.


Saiba mais sobre os procedimentos para apresentação de projetos ao Programa de Cooperação Cultural da União Européia.

Comentários

Postagens mais visitadas