O que é cenografia?

Esse é o tema da oficina que o Centro Técnico do Teatro Castro Alves vai promover de 4 a 8 de junho, com carga horária de 20 horas e inscrições gratuitas. A oficina traz a Salvador a inglesa Pamela Howard, uma das mais conceituadas profissionais das artes cênicas na Europa e Estados Unidos, autora do livro “Whats is scenography?”, publicado em diversos idiomas. Além de cenógrafa e escritora, Pamela Howard é diretora teatral, curadora de exposições, produtora de eventos e professora emérita da University of The Arts London. As inscrições serão feitas até 2 de junho, no Núcleo de Produção do TCA, no turno vespertino, mediante a apresentação de currículo do interessado. A relação dos aprovados para as 20 vagas disponíveis será divulgada no dia 3 de junho, na portaria do TCA, das 15 às 18 horas. Mais informações pelos telefones (71) 3117-4881 e (71)3117- 4882, e no site www.tca.ba.gov.br.

A Oficina de Cenografia, bem como outras já oferecidas pelo Centro Técnico, tem como objetivo a requalificação de profissionais que estão inseridos no mercado de trabalho, em sua maioria autodidatas que atuam em áreas como cenografia, iluminação, figurino, adereços, maquiagem etc. As oficinas são de curta duração, priorizando principalmente o aperfeiçoamento técnico, reconhecendo e validando o conhecimento e a maestria de cada participante.

“TCA Técnico” - Um dos principais projetos da atual gestão do Teatro Castro Alves é a requalificação de seu Centro Técnico, transformando-o em um centro de referência, irradiador de idéias e de mão de obra qualificada para a Bahia e o Brasil, informa a coordenadora Renata Mota. A primeira fase aconteceu no ano passado, e incluiu o conserto de equipamentos, reciclagem de material, reorganização e registro do acervo de cenografia, adereços e guarda-roupa, com cerca de 5 mil figurinos, permitindo a catalogação de todo esse acervo, que será disponibilizado na internet, facilitando a busca e permitindo o aluguel e empréstimos. Já este ano, com as metas e diretrizes do teatro sob o selo “TCA Técnico”, tem início uma nova fase de capacitação e a atualização de profissionais internos e externos, através de cursos, oficinas, visitas e intercâmbio, cumprindo assim a função de requalificá-los para as atividades exigidas pelas produções e montagens artísticas.

Comentários

Postagens mais visitadas