Vilavox: do "otkaz" ao "stoika"

Termina essa semana a última oficina promovida pelo Vilavox em 2008. E o grupo fecha suas atividades no ano com chave de ouro! A professora convidada Maria Thais veio de São Paulo para ensinar ao grupo e aos alunos técnicas da Biomecânica do encenador Meyerhold, e lá estão o "etkaz", o "totchka", o "dáctilo" e muitos outros termos pra lá de russo... Mas falando sério, a riqueza da pesquisa para o trabalho do ator é impressionante. Ao todo são 30 pessoas na João Augusto, incluindo bolsistas e ouvintes.




Thaís (à frente) mostra o movimento "atirando a pedra"


Continuando a retrospectiva do ano do grupo, no comecinho do mês houve mais uma Leitura em Vox Alta com o texto "A Geração Trianon", de Anamaria Nunes e grande elenco (nos dois sentidos) sob a direção de Jacyan Castilho. A platéia riu "às casquinadas" e o bate-papo com a professora Angela Reis foi "um suco"!


Os atores a caráter representam uma grande cia. teatral da primeira metade do século XX


E no mais, o ano foi de muita atividade pro grupo! Afinal, foram 3 espetáculos em cartaz, 7 leituras, 4 oficinas, muitos debates, ensaios, suor e trabalho assistido por mais de 2 mil pessoas e com o envolvimento de mais de 50 artistas convidados. Resumindo:


Novembro: Apresentação do espetáculo de repertório Primeiro de Abril, em curta temporada, oficina de intercâmbio com Ernani Maletta e leitura em vox alta com direção de Iara Colina.


Outubro: Gordo Neto comandou os ensaios de Primeiro de Abril, dirigiu a leitura em vox alta com o tema teatro e política e coordenou oficina em torno do mesmo assunto.


Setembro: Apresentação do espetáculo de repertório Canteiros de Rosa no FILTE, leitura em vox alta, ambos com direção de Jacyan Castilho e ela mesmo à frente da oficina de musicalidade.


Agosto: Estréia do espetáculo Labirintos, com direção de Patrick Campbell, leitura em vox alta com direção de Gordo Neto


Junho e Julho: Reta final da produção do espetáculo novo


Abril e Maio: Início dos ensaios da nova montagem e participação no aniversário de 10 anos do novo vila


Março: 2 leituras em vox alta, com direções de Gordo Neto e Cláudio Machado, entrega da proposta de lei de fomento às artes cências ao Deputado Estadual Zé Neto, debates e manifestação no dia do teatro.


Fevereiro: Ensaios abertos das leituras em vox alta.


Janeiro: Temporada de Canteiros de Rosa no Vila Verão.


Ufa, o ano foi longo. E ano que vem tem muito mais, que venha 2009!

Comentários

Postagens mais visitadas