Leitura em Vox Alta

Diogo, Celso e Fernanda em cenaMuita gente se apertou na Sala João Augusto para ouvir a leitura dramática do texto Os Mansos, do premiado autor argentino Alejandro Tantanian, numa adaptação do romance O Idiota, do russo Fiódor Dostoievski. Essa mistura ainda ganhou mais um tom “globalizante” com a direção do nosso querido e autêntico chileno Hector Briones (que também traduziu a obra para o português).

Nesta edição do Leituras em Vox Alta, os atores convidados Celso Júnior, Fernanda Paquelet e Diogo Lopes leram e interpretaram uma trama cheia de referências literárias, biográficas e autobiográficas.

Jorge puxando papoEm seguida, o já tradicional papo-cabeça versou sobre a narrativa literária no palco e, para conduzir a conversa, foram convocados Cacilda Povoas (que atuou em três frentes: lendo as rubricas preciosas do texto, tradutora e debatedora), Jacyan Castilho, diretora teatral que viveu a experiência de levar o universo de Guimarães Rosa para o palco e Jorge Alencar, pesquisador e diretor do Grupo Dimenti.. Tanta literatura atraiu 80 atentos espectadores (maior público da trajetória do projeto). Assim, o grupo Vilavox agradece a participação de todos: diretor, atores convidados, debatedores e amigos que juntos promoveram duas noites de prosa e teatro.

Ah, vale lembrar que os diálogos sobre literatura e sua transposição para teatro não acabam por aí.o amigo chileno Hector Em março, Daniel Farias estréia na direção e para isso convida os atores-diretores Jorge Alencar, Rita Carelli e Jacyan Castilho. A combinação é interessante: essa turma encenou espetáculos, transpondo romances e contos para os palcos. A idéia é resgatar os autores Nelson Rodrigues, José Saramago e Guimarães Rosa, fazendo uma miscelânea que poderá ser conferida nos dias 16 e 17 de março, às 20h, lá mesmo, na Sala João Augusto. Aguardem e confiram.






Por Mônica Santana - Vilavox

Comentários

Postagens mais visitadas