VAMOS TODOS!!!

Amigos,

No dia 02 de outubro, próxima sexta-feira, às 13h, o CEPRAM – Conselho Estadual do Meio Ambiente – realizará votação que vai decidir sobre a implantação ou não de duas termoelétricas movidas a óleo pesado no município de Sapeaçu, no Recôncavo Baiano. A reunião do CEPRAM acontecerá na Secretaria de Indústria e Comércio, que fica no Centro Administrativo de Salvador.

É de fundamental importância que se faça presente lá o maior número de pessoas que consigamos reunir. Precisamos pressionar para garantir que o projeto de implantação dessas fábricas extremamente poluentes não seja aprovado pelo conselho.

Não se trata de buscar o luxo de respirar ar puro, mas sim evitar o surgimento de casos de graves doenças, como síndrome do bebê azul, câncer de pele e outras ligadas ao aparelho respiratório. Também a economia da região vai ser muito prejudicada, pois a chuva ácida destrói plantações e contamina rios, lagos e a terra, matando criações e peixes.

Não sou especialista no assunto, mas tenho acompanhado de perto o movimento "Termoelétricas Jamais" e, devido à pequena divulgação na imprensa tradicional, me sinto na obrigação de passar adiante as informações que possuo e de fazer essa “convocação” para o dia 02.

O IMA – Instituto do Meio Ambiente (órgão estadual) – já emitiu parecer contrário à implantação das termoelétricas em Sapeaçu, confirmando que será extremamente danoso para a região (de economia agropecuária) e para a saúde da população. Porém, caso seja aprovada no CEPRAM, a implantação das termoelétricas acontecerá, apesar do parecer contrário do IMA.

O CEPRAM tem um terço de empresários, um terço de pessoas do governo e um terço de representantes da sociedade civil. O governo e os empresários querem as termoelétricas, e alguns representantes da sociedade civil estão sendo assediados com promessas de contratos e de empregos. Isso é grave.

Esse tipo de termoelétrica vai na contramão de toda a política ambiental mundial. Existem alternativas de produção de energia de forma limpa, como a energia solar ou eólica, ou, pelo menos de energia ‘menos suja’ e que gere desenvolvimento econômico para a região, como seria o caso de uma termoelétrica movida a biodiesel, que daria renda ao agricultor e a própria plantação compensaria a poluição produzindo oxigênio.

Termoelétrica movida a óleo pesado causa uma verdadeira devastação no meio ambiente e na saúde das pessoas num raio de aproximadamente 120 km (40 km segundo a empresa). A única forma de explicar o fato de existirem projetos como esse é a de que tem alguns poucos ganhando muito dinheiro com isso... (Algumas informações prefiro não escrever, mas me liguem e terei prazer em repassá-las.)

O termo óleo pesado é muito conhecido e podem ser obtidas mais informações pelo Google (coloque "ÓLEO PESADO" POLUIÇÃO e veja o que sai). Trata-se do último estágio de sujeira antes do asfalto, entre os derivados do petróleo.

Além dessas duas previstas para Sapeaçu, o projeto é de implantar ao todo 16 termoelétricas na Bahia, que já estão sendo leiloadas. Nove dessas no Recôncavo, entre Santo Antônio de Jesus e Candeias.

O Recôncavo inteiro fica a bem menos que 120 km de Salvador, em linha reta.

Abaixo, seguem mais informações. Fiquem à vontade também para me ligar.

(71) 8728-9099

A situação é urgente. Espero que muitos de vocês possam ajustar a agenda e realmente ir lá na sexta-feira.

Divulguem pra suas listas de e-mails, publiquem em blogs etc...

Até logo mais,

Iara Colina.


O endereço onde se realizará a reunião do CEPRAM dia 02/10/2009 é:

Auditório da SICM (Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração) - 4ª avenida, 415, sala 106, 1º andar - CAB - Salvador-BA

**************

Mais informações:


· Na Veja Amazônia deste mês tem uma matéria intitulada “O pulmão intoxicado pelo diesel”, que começa assim:

As 260 termelétricas da Amazônia emitem o dobro dos poluentes produzidos pela frota de veículos da cidade de São Paulo.” O texto está transcrito no www.brasilagro.com.br/noticias.php?id=20924

Ali se fala de termoelétrica a diesel, e o óleo pesado é muitas vezes mais poluente que o diesel.

· O líder do movimento Termoelétrica Jamais é o professor Sivanildo Borges, da UFRB, com pós-doutorado em Química pela USP (um dos pós-doutores mais jovens do mundo), que não tem vínculo partidário. Ele é de Sapeaçu e já foi carregador de caminhão, agricultor, borracheiro e fabricante de farinha. Coloquem no Google “Sivanildo da Silva Borges” e vejam o currículo Lattes dele, e quantos trabalhos publicados em língua estrangeira ele tem, e depois “Sivanildo Borges” e vejam outras informações.


· Na internet tem muitas matérias sobre o tema, como esta:

Sapeaçu vai ter duas termoelétricas movidas a óleo pesado (OCB1)

Postado em 29 junho 2009 por Coordenador

A empresa Multiner pretende implantar na cidade de Sapeaçu, a 12 Km de Cruz das Almas, no Recôncavo, duas termoelétricas. Segundo Professor Sivanildo Borges, da UFRB, que é morador da cidade de Sapeaçu, esse óleo é altamente poluidor, pois é a fração do petróleo próxima ao àquela usado para pavimentação de vias.
Ele está na organização de uma manifestação para esclarecer a população sobre esse tipo de geração de energia. ‘A manifestação se justifica uma vez que as termoelétricas deverão gerar cerca de 300 mW de energia elétrica com a queima de cerca de 59 toneladas por hora do óleo pesado da Petrobrás. Isto significa uma contaminação ambiental atmosférica sem precedentes para o Território do Recôncavo da Bahia. O alcance das substâncias emitidas pelas termoelétricas serão de, no mínimo, 40 Km (palavras dos representantes da Multiner). Mas, acredito que deverá alcançar uma distância muito maior’, Sivanildo afirma.
E acrescenta : ‘A incidência de muitas doenças respiratórias está relacionada com o aumento da poluição atmosférica. Os hospitais da nossa região não estão preparados para tratar dos casos decorrentes desta poluição’.

A manifestação será realizada no dia 02 de julho (quinta-feira), a partir das 08h30min, na Praça da Matriz da cidade de Sapeaçu – BA.

(http://www.ufrb.edu.br/linkreconcavo/2009/06/29/sapeacu-vai-ter-duas-termoeletricas-movidas-a-oleo-pesado-ocb1/)


E esta:

Professor alerta para risco de doenças respiratórias com isntalação de termoeletrica em Sapeaçú



Convém esclarecer que esta manifestação se justifica uma vez que as termoelétricas deverão gerar cerca de 290 mW de energia elétrica com a queima de cerca de 59 toneladas do óleo pesado da Petrobrás, segundo Ata 326º do CEPRAM para transferência das usinas de Eunápolis para Sapeaçu lavrada em 30 de janeiro de 2009 http://www.semarh.ba.gov.br/cepram/326ata_2009.pdf) to significa uma contaminação ambiental atmosférica sem precedentes para o Território do Recôncavo da Bahia. O alcance das substâncias emitidas pelas termoelétricas serão de, no mínimo, 40 Km. Mas, acredito que deverá alcançar uma distância muito maior. Pois, os contaminantes oriundos da queima bem como do transporte do combustível, deverão alcançar corpos d´água e serem carreados.
A incidência de muitas doenças respiratórias está relacionada com o aumento da poluição atmosférica. Muitos relatos tem sido disponibilizados em artigos científicos sobre as repercussões clinicas da poluição atmosférica (http://www.scielo.br/pdf/jbpneu/v32s1/a02v32s1.pdf) tais como conjuntivites, bronquites, agravamento de asmas, pneumonias e muitas outras enfermidades respiratórias. Adicionalmente, há ocorrências de anomalias congênitas e incidência de fetos sem cérebro (http://www.conjur.com.br/2005-set-06...medir_poluicao). No sistema público de saúde não está apto para tratar dos casos decorrentes da eminente catástrofe ambiental anunciada.

Prof. Sivanildo da Silva Borges
Pós-doutor em Química pelo Centro de Energia Nuclear na Agricultura – USP.

Comentários

Postagens mais visitadas