Pontos de Contato

Instituições Culturais do Brasil e Reino Unido trocam experiências
por: Comunicação - Representação Regional Nordeste do MinC

Intercâmbio teve início na Teia 2010 – Tambores Digitais
e continua nas cidades dos Pontos de Cultura do país, até o dia 08 de abril

Há algum tempo o Ministério da Cultura vem sinalizando a intenção de expandir para além das fronteiras brasileiras a diversidade e criatividade do Programa Cultura Viva (leia mais aqui). Agora, através da ação Pontos de Contato, o projeto começa a tomar formas de vivência através de um intercâmbio entre 12 instituições culturais britânicas e 11 Pontos de Cultura, visando fortalecer os laços de cooperação, colaboração e solidariedade entre os países.

A troca de experiências teve início na Teia Brasil 2010 – Tambores Digitais, onde os representantes do Reino Unido estão conhecendo a magnitude do Programa Cultura Viva e da base política de formação e articulação em rede dos Pontos de Cultura no Brasil, num evento que reúne cerca de 3.500 pessoas. O primeiro encontro entre as instituições britânicas e Pontos de Cultura aconteceu no último domingo (28), onde houveram apresentações informais dos projetos onde cada um trabalha e conversas sobre as expectativas dessa visita.

Cinco Pontos da Região Nordeste participam do intercâmbio: o Teatro Vila Velha, da Bahia, recebe Geraldine Collinge, da Royal Shakespeare Company; em Pernambuco, Nação Xambá, Pontão Canavial e Alafin Mimi fazem as honras da casa, respectivamente, para Geraldine Ling, da Lawnmowers Theatre Company, Marc Boothe, da B3 Media, e Victoria Tillotson, da Watershed; e no Piauí, o Ponto Nos Trilhos do Teatro acolhe Madani Younis, do Freedom Studios. Ainda participam da ação Pontos do Pará, Paraná, Rio de Janeiro e Tocantins. Confira aqui a lista completa.
Santini está ajudando na interlocução entre Reino Unido e Brasil. Foto: convivenciaepaz.org.br

Santini está ajudando na interlocução entre Reino Unido e Brasil. Foto: convivenciaepaz.org.br

Segundo Alexandre Santini, Consultor para Interações Estéticas da Secretaria de Cidadania Cultural (SCC/MinC), Pontos de Contato é um projeto piloto de internacionalização do Programa Cultura Viva. “Durante o intercâmbio os britânicos conhecerão não só as atividades e conjuntura do Ponto anfitrião, mas também outros Pontos, coletivos e instituições culturais daquela região”, explica. Na segunda etapa do Pontos de Contato, no segundo semestre de 2010, haverá a oportunidade de representantes de Pontos de Cultura visitarem o Reino Unido. Mais detalhes sobre isso serão disponibilizados no mês de abril.

Pontos de Contato é uma iniciativa apoiada pelo Ministério da Cultura, através da Secretaria de Cidadania Cultural, e pelo Governo Britânico, que tem por objetivo contribuir para que os Pontos de Cultura e o programa Cultura Viva se afirmem no contexto mundial enquanto uma experiência original e ousada de política pública desenvolvida em gestão compartilhada entre o estado e a sociedade civil.

Texto: Maíra Brandão/ Ascom RRNE/MinC

Comentários

Postagens mais visitadas