FILTE 2010: Encontro dos grupos Yuyachkani (Peru), Odin Teatret (Dinamarca) e Lume Teatro (São Paulo)


Dentro da programação do Festival Latino Americano de Teatro da Bahia - Filte 2010, acontece no Vila um encontro bem especial entre Eugênio Barba, diretor do Odin Teatret (Dinamarca), pesquisador e criador teatral italiano, Miguel Rubio, diretor do grupo peruano Yuyachkani e o ator Carlos Simioni, do grupo Lume Teatro (São Paulo). O bate-papo abordou as realidades dos grupos e a dinâmica das atividades e rotinas realizadas, apresentando percepções diferenciadas sobre fazer teatro em grupo.








Eugênio é fundador e diretor do Odin Teatret em 1964, uma companhia fundada em Oslo (Noruega) e que se mudou para Holstebro (Dinamarca),em 1966. Na época, a cidade que tinha 18 mil habitantes. O Odin Teatret propõe uma relação entre os espetáculos e a comunidade.















Carlos Simioni, é ator do grupo LUME, um núcleo interdisciplinar de pesquisas da Unicamp. O grupo existe há 25 anos e se consolida como um dos mais importantes grupos teatrais da atualidade no Brasil, idealizado e fundado por Luís Otávio Burnier (1956-1995).














Miguel Rubio, do grupo Yuyachkani, mostrou a realidade do grupo, do teatro peruano e latino-americano. O Yuyachkani é o coletivo teatral mais importante do Peru e é uma grande referência latino-americana no novo teatro popular. Trabalhando desde 1971 na vanguarda da experimentação teatral, o nome do grupo é uma palavra Quéchua que significa “Eu estou pensando, eu estou lembrando”.













Quem participou do início do bate-papo foi a atriz e pesquisadora inglesa Julia Varley, também do Odin Teatret da Dinamarca. Ela complementou a realidade abordada por Eugenio Barba na conversa.


Comentários

Postagens mais visitadas