O Teatro e as novas tecnologias


No próximo dia 09/04 (sáb), Béatrice Picon-Vallin, escritora, pesquisadora e uma das grandes pensadoras do teatro moderno, ministrará uma palestra sobre as “Artes do espetáculo e novas tecnologias” no Cabaré dos Novos, Teatro Vila Velha, às 16h, com entrada franca.

Na ocasião, Béatrice discutirá a utilização de novas tecnologias na cena teatral, desde as primeiras décadas do século XX até a contemporaneidade, compreendendo estas inovações em face tanto da personalidade do artista, quanto do contexto político, social e pessoal no qual ele vive (ou viveu); além do próprio contexto técnico das invenções tecnológicas, que modificam o ambiente da vida e da criação artística.

As novas tecnologias serão também abordadas no âmbito das alterações efetivadas nos processos de criação, e nas modificações propostas ao público, na medida em permitem aos espectadores ver de outro modo, com pontos de vistas diferentes. A investigação da relação entre teatro e tecnologia, desde as primeiras décadas do século XX até os nossos dias, pode ampliar a compreensão da cena moderna, tanto no que se refere aos intentos dos artistas, quanto acerca das alterações no efeito estético proposto ao espectador moderno.

A utilização das inovações tecnológicas na cena teatral - especialmente o recurso do vídeo - abre possibilidades de levar para o palco cenas impossíveis de serem mostradas em outros tempos. Além do que, as tecnologias digitais transformam os processos de criação, pois a criação coletiva é profundamente modificada pela possibilidade de gravar o trabalho dos atores. Assim, a disciplina investigará as alterações trazidas pela tecnologia em cena sob variados aspectos, e como as novas tecnologias influenciam decisivamente os rumos da cena teatral.

Sobre Béatrice Picon-Vallin

Diretora de pesquisas no CNRS (Centre National de la Recherche Scientifique), durante anos foi professora de história do teatro no Conservatório Nacional Superior de Arte Dramática de Paris, e é diretora das coleções Arts du spectacle (CNRS), Théâtre XX siècle (L'Age d'Homme, Lausanne) e Mettre en scène (Actes Sud-Papiers, Arles). Grande especialista em teatro europeu do século XX, suas pesquisas incluem a história do teatro russo, a encenação, o trabalho do ator, compreendendo ainda as relações entre a cena e as imagens (cinema, vídeo, novas tecnologias), a pedagogia do trabalho da cena e a relação com as neurociências. Mundialmente reconhecida como uma das grandes pensadoras do teatro moderno. Em recente artigo no Estado de S. Paulo, Boris Schnaiderman fala de Béatrice como "um dos grandes nomes do estudo e discussão das realizações do teatro russo no século 20, embora sua atuação não se restrinja a elas".

O evento é direcionado à classe artística e está aberto a todos interessados. A participação está sujeita à capacidade do espaço.

Realização: Teatro Vila Velha e Consulado Geral da França.

Palestra “O teatro e as novas tecnologias”
Sábado, 09 de abril, 16hs
Entrada Gratuita
Cabaré dos Novos
3083-4600

Comentários

Postagens mais visitadas