Núcleo Viladança sem fronteiras

Núcleo de dança do Teatro Vila Velha participa de festivais na América Latina

O Núcleo Viladança se prepara para participar do 9º Encontro Internacional de Dança “Fragmentos de Junio”, que acontece agora em junho no Equador. Embarcando nesta terça (14/06), o Viladança apresentará o espetáculo “ULISSES” em quatro cidades, além de uma oficina ministrada por Cristina Castro, diretora do grupo.

O convite para participar do festival foi feito por Jorge Parra, um dos realizadores do evento. Parra esteve presente na 5° edição do VIVADANÇA Festival Internacional, participando da mesa redonda “Festivais Iberoamericanos De Dança: Contextos e Potencialidades Para a Colaboração”. “É muito importante firmar uma parceria artística com a América Latina. Existe uma troca de experiências não só com relação à dança, mas também cultural que é muito enriquecedora, principalmente para mim como coreógrafa”, diz Cristina.

Para participar do festival, o espetáculo precisou ser adaptado: o elenco foi reduzido e foi preciso pensar em iluminações distintas. “O desafio de participar de um festival é justamente a questão da adaptação. Aqui no Vila nós já temos uma estrutura montada e pensada em ‘Ulisses’, lá não. Serão quatro teatros diferentes e nós precisamos montar quatro espetáculos diferentes”, conta Júlia Rizério, produtora do Viladança.

“Fragmentos de Junio” ocorre em conjunto com a Red Ecuatoriana de Festivales Internacionales de Artes Escénicas, onde diversos festivais acontecem simultaneamente em várias cidades do Equador. Único grupo brasileiro a participar do evento, o Núcleo se apresentará nas cidades de Manta (17/06), Guayaquil (20/06), Cuenca (22/06) e Quito (24/06) com o espetáculo “José ULISSES da Silva”.

Comentários

Postagens mais visitadas