"Nós, Por Exemplo"

No dia 07 de dezembro de 2011 será inaugurado o "Nós, Por Exemplo" - Centro de Documentação e Memória do Teatro Vila Velha. O acervo do Vila recebeu este nome como uma homenagem ao show de inauguração do teatro que contou com artistas como Caetano Veloso, Maria Betânia, Gal Costa, Tom Zé e Gilberto Gil.

Em entrevista publicada ontem no Outras Mídias, Gil conta um pouco sobre esse show:

"O seu primeiro contato com a produção cultural? Como você começou a dirigir os próprios shows?

Primeiro não foram os meus, não. Eu fui me encontrando com a produção artística na Bahia, na interface teatro-música. Tomei o primeiro contato com a produção a partir do pessoal do Teatro dos Novos em Salvador [companhia de teatro que fundou em 1964 o Teatro Vila Velha], junto com Caetano Veloso, Maria Betânia, Gal Costa, Tom Zé.

Foi esse primeiro grupo no qual atuávamos como músicos e compositores. Já me armei um pouco como designer nesse sentido. Acompanhava o que todos iam cantar, como fariam, qual seria o tema, que canções diziam respeito a esse tema que a gente poderia desenvolver.

Essas ideias de conceito para o show e da questão cênica envolviam todo um mundo que eu não conhecia: iluminação, cenografia, figurino, todas estas coisas. Foi o primeiro contato com estas várias produções artísticas. E foi ali em Salvador, exatamente a partir da formação deste grupo, que fui requisitado a fazer alguma coisa. Era inauguração do Teatro Vila Velha, da Sociedade Teatro dos Novos. O diretor da companhia Teatro dos Novos era amigo de vários de nós e pediu que fizéssemos um show como parte da programação dessa inauguração. Foi o Nós, por Exemplo, em 1964 [espetáculo que teve a direção geral de João Augusto e a direção musical de Gil e Roberto Santana]".

O acervo do Vila guarda em fotos, documentos, material gráfico e audiovisual, os grupos e artistas que fazem parte da história do Teatro, como João Augusto, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Maria Bethânia, Martha Overbeck, Sônia Robatto, Maria Francisca (Tereza Sá), Maria Manuela, Wilson Mello, Lázaro Ramos, Carlos Petrovich, e outros.

Comentários

Postagens mais visitadas