O Memorial Brasil de Artes Cênicas está com dois novos perfis!


Essa semana, A Outra Cia de Teatro criou mais dois perfis no Memorial Brasil de Artes Cênicas: um com o diretor e dramaturgo cearense, Walden Luiz, e outro com o Grupo Graxa de Teatro, da Paraíba. 


O Memorial é um espaço virtual criado pel'A Outra Companhia de Teatro para o registro e a memória das artes cênicas no Brasil, a partir de entrevistas e encontros com artistas, técnicos, produtores, grupos e gestores culturais de reconhecido mérito em seu estado e região.


Walden Luiz é ator, autor, diretor, figurinista e cenógrafo. Como ator estreou em 1962, no Conjunto Teatral Cearense, de J. Cabral, na peça "O Milagre de Santa Terezinha". Ingressou no Curso de Arte Dramática da UFC, em 1964, e a partir daí não parou mais. Entre os vários prêmios que recebeu, destaca-se o Trofèu Carlos Câmara, entregue pelas mãos de Marcus Miranda, de quem foi aluno e depois diretor. No cinema, trabalhou em filmes ao lado de Renato Aragão, Cláudia Ohana, Jose de Abreu, José Legoy, e foi dirigido por Daniel Filho, Tizuka Yamasaki, Bruno Barreto, Helder Martins, além da participação em vários curtas-metragens.


O Grupo Graxa de Teatro foi formado em 2005 pelos intergrantes da peça "Olga Benário Prestes", com direção de Fernando Teixeira. O Grupo tem como objetivo divulgar e democratizar estudos da pesquisa teatral e atoral e vem trabalhando ao longo dos anos com projetos de circulação levando seus espetáculos e filosofia para outros estados. 




O Memorial
Com o patrocínio do Banco do Nordeste, em parceria com o BNDES, através do Prêmio BNB de Cultura 2011, A Outra Companhia se debruça sobre a Cena Nordestina, contatando profissionais da região. Ao final deste primeiro período, serão construídos 60 perfis, com pessoas e grupos de todos os estados do Nordeste.


O espaço também é para publicação e reflexão sobre o fazer artístico e os acontecimentos culturais brasileiros, para difusão de peças e roteiros cênicos, e, para a troca de histórias e a conexão de idéias que fomentem a documentação e a difusão das artes cênicas no Brasil.

Comentários

Postagens mais visitadas