Oficinas do Nós, por exemplo – Centro de Documentação e Memória



Começou ontem, 20/08, a oficina “Conservação, Preservação e Restauração de Documentos” ministrada por Fábio Soares, especialista em restauro, para uma turma de 16 pessoas. A oficina destina-se a aprendizagem de conservação e restauração de documentos, em pequenos reparos e é o segundo módulo realizado pelo Nós, por exemplo – Centro de Documentação e Memória do Teatro Vila Velha.

Na oficina estão sendo abordadas noções básicas de conservação e restauração, materiais utilizados no procedimento técnico, tipos de insetos em documentos, materiais utilizados para conservação, preenchimento de Ficha técnica e Mapas de caderno, noções de velatura e noções de encadernação.

Primeiro Módulo
A oficina “Higienização e Preservação de Documentos”, também ministrada por Fábio Soares, ocorreu no Teatro Vila Velha entre os dias 6 a 20/07/2012. A oficina teve como objetivo discutir questões introdutórias a respeito de técnicas básicas de higienização e de preservação de documentos como: normas de procedimento técnico, materiais utilizados em todo processo, preenchimento de ficha de higienização e preservação, medidas de preservação  e tipos de documentos  a ser higienizado.

As aulas práticas foram dedicadas para o processo de higienização dos documentos do Nós, Por Exemplo – Centro de Documentação e Memória: troca de caixas-arquivo, de envelopes, retirada de grampos e clips, entre outros processos. Durante dois dias os participantes da oficina higienizaram cerca de 10 (dez) caixas-arquivo. Participaram da oficina, 18 pessoas dos cursos de arquivologia, letras, museologia, dança, e biblioteconomia, além de funcionários públicos do Estado do Recife e de Brasília.

Comentários

Postagens mais visitadas