Funcionamento do Teatro Vila Velha



O Teatro Vila Velha não concorda com a realização da Feira da Paróquia de Santana no Passeio Público e questiona a cobrança de ingresso para entrada a um parque público, utilizado todos os dias por centenas de pessoas que buscam um ambiente tranquilo e acolhedor, em favor de um interesse privado, prejudicando o acesso a uma instituição, que tem seu interesse público reconhecido pelo Estado e apoiado por este, inclusive financeiramente.

O Termo de Cessão de Bem Público consolidado entre o IPAC e a Paróquia do Santíssimo Sacramento de Santana para a realização da Feira da Paróquia de Santana, no período de 21 a 23 de setembro de 2012, interfere diretamente nas atividades do Teatro Vila Velha. Tal evento ocorrerá no Passeio Público, ÚNICA via de acesso à bilheteria e entrada principal do Teatro.

A acessibilidade de idosos e portadores de necessidades especiais ao Teatro Vila Velha fica comprometida, pois temos estacionamento reservado e rampas de acesso na entrada do teatro, que facilitam o deslocamento destas pessoas, que terão que atravessar obstáculos para chegarem ao Teatro. Caso aconteça alguma emergência no teatro, as saídas de emergência estarão bloqueadas por pessoas e estruturas da Feira.

O evento tem como proposta a realização de uma feira gastronômica, musical e filantrópica, que prevê cobrança de ingresso na entrada do Passeio Público, o qual, segundo a Paróquia do Santíssimo Sacramento de Santana, será revertido para suas obras sociais.

O Vila tem contrato com produções externas para a realização de apresentações nos dias da Feira e o bloqueio do acesso ao Passeio Público irá gerar prejuízos imensuráveis. É importante frisar que tais eventos já foram divulgados em meios de comunicação públicos e privados.

Diante desse panorama, faz-se necessário questionar qual o interesse público que justifica o apoio estatal a uma organização religiosa em detrimento de uma organização social, instalada e exercendo ordinariamente suas atividades em um mesmo espaço há 48 anos. Um Estado declaradamente laico, não deve privilegiar apenas o interesse à uma causa religiosa, quando há expresso prejuízo à maioria da população, exceto às de matrizes africanas pelo caráter de combate ao racismo.

O Teatro Vila Velha é um centro de cultura que há 48 anos presta um relevante serviço à sociedade baiana, tendo como um dos seus objetivos o desenvolvimento social através das artes. A experimentação, a discussão e a elaboração crítica sempre foram valores norteadores em suas realizações, que priorizam projetos tanto socialmente relevantes quanto artisticamente inovadores.

Funcionamento
A entrada de veículos no Passeio Público está fechada até o domingo, 23/09, devido aos preparativos e realização da Feira da Paróquia. A programação do teatro está mantida e o espectador deve informar na entrada do Passeio Público que está vindo para o teatro, para que não haja cobrança do ingresso da Feira.

No final de semana, teremos as últimas apresentações do espetáculo "Drácula", espetáculo do diretor Marcio Meirelles, baseado em um dos mais célebres romances de horror de todos os tempos: o homônimo Drácula, de Bram Stoker (1897), encontro do Tomaladacá e reunião do Movimento Desocupa.

A bilheteria do Teatro permanece no mesmo local e funciona de acordo com a programação.

Drácula
21 a 23/09 | sex a dom | 20h
R$ 30 e 15
Sala Principal

Encontro do Tomaladacá
22/09 | sáb | 9h
Aberto ao público

Reunião do Movimento Desocupa
22/09 | sáb | 9h
Aberto ao público

Comentários

Postagens mais visitadas