Programa de Projetos em Residência 2013 do Vila apresenta Dança das Palavras



Nesta quarta-feira, 21 de agosto, 20h, o grupo JAVA apresenta o projeto em residência Dança das Palavras no Cabaré dos Novos. O espetáculo, criado e interpretado por Jean Souza e JK Santos, trata sobre a palavra e a sua relação com o pensamento, a produção de conhecimento, o corpo e a dança. Jean Souza fala um pouco sobre o projeto e sobre como a palavra aparece no espetáculo.

Qual a proposta do espetáculo Dança das Palavras?

Jean Souza -  É um espetáculo de dança contemporânea que brinca com a palavra, a imagem e a produção de conhecimento. Ele surgiu no ambiente acadêmico e é também uma homenagem à academia. O nosso questionamento é sobre a relação da palavra com o movimento, de que forma ela é posta em cena.

Como a palavra aparece no espetáculo?

Jean Souza - Aparece visualmente, através de projeções no palco e da interação dos dançarinos com essas projeções. A palavra surge ainda verbalizada e nos movimentos do elenco. Há uma cena que se chama “Procurando a Palavra”. Nela, há apenas silêncio e movimento e se busca em que parte do corpo a palavra reverbera. Qual a sua melhor palavra numa briga? Qual a melhor palavra numa entrevista para que você seja contratado? Você vai procurar a melhor palavra e seu corpo vai se organizar para isso: sentar, cruzar a perna, olhar nos olhos, esperar o outro falar, calar, respirar pra responder. A gente brinca com isso também.

Como você vê o projeto em residência do Teatro Vila Velha?

Jean Souza - É uma oportunidade muito boa para artistas que estão começando. O Vila tem 49 anos e a gente tem apenas dois, três anos... É muito importante para a nossa experiência, para o currículo. Eu fiz muitas oficinas aqui no teatro. A primeira foi em 2005 e voltar para cá com um espetáculo profissional é maravilhoso. Essa casa é muito importante pra gente.

Comentários

Postagens mais visitadas