Reportagem da Televisão São-Tomense destaca oficina de seleção de atores orientada pelo diretor teatral Marcio Meirelles na África



Convidado pela “Cena Lusófona”, Associação Portuguesa para o Intercâmbio Teatral, o processo de seleção foi feito por meio da terceira oficina de interpretação, entre 8 e 31 de julho, no âmbito do projeto P-STAGE – IV Estágio Internacional de Actores. Co-organizada pelo Centro de Intercâmbio Teatral de São Tomé (CIT São Tomé) e destinada a atores e atrizes com mais de 18 anos, a oficina teve duração de quatro semanas e como resultado a apresentação do Experimento "A Terra dos Homens", no dia 31 de julho, data que coincidiu com os 49 anos do Teatro Vila Velha. Ressaltando que o aniversário também foi comemorado com muita música e dança no Salão Cultural Dona Alda Espírito Santo, no Liceu Nacional de São Tomé e Príncipe. Entre os presentes estavam representantes da comunidade teatral do país, a embaixadora, o Secretário da Embaixada de Portugal em São Tomé, o Ministro da Educação, Formação e Cultura e o Diretor-Geral da Cultura de São Tomé. .

No total, foram 30 atores da comunidade teatral de São Tomé inscritos no processo, de companhias e grupos diversos, como “Gente de dor alegre”, “Os criativos”, “Os parodiantes da ilha”, “Fôlô-Blâge”, “Caravana africana” e “Légi Téla”. Do grupo de formandos, serão selecionados dois atores ou atrizes para integrar o elenco internacional da produção “As Orações de Mansata”, do escritor guineense Abdulai Sila.
 
O intercâmbio promovido pelo projeto P-STAGE – Portuguese-Speaking Theatre Actors Gather Energies (IV Estágio Internacional de Atores Lusófonos) é uma parceria entre a Cena Lusófona, a AD (Guiné-Bissau) e o Elinga Teatro (Angola), tendo como associados o CIT São Tomé, a Sol – Movimento de Cena (Salvador, Brasil), A Escola da Noite, a Companhia de Teatro de Braga (Portugal) e o Theatro Circo de Braga (Portugal).
A ação também teve apoio do Edital de Mobilidade Artística e Cultural da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.

Comentários

Postagens mais visitadas