Matéi Visniec participa de programação intensa no Vila

A matei espelho
O dramaturgo romeno Matéi Visniec, autor do texto Teatro Decomposto ou O Homem-Lixo, que gerou a peça Espelho para Cegos com direção de Márcio Meirelles, está em Salvador desde terça-feira. Visniec veio ao Brasil a convite do Teatro Vila Velha, é a primeira vez que ele visita o país e está com uma agenda intensa de atividades.

Na quinta-feira, Matéi assitiu pela primeira vez à montagem Espelho para Cegos. Sobre o que viu, Visniec disse que a liberdade dada por ele em sua dramaturgia foi muito bem utilizada e que "a encenação representa bem o espírito do texto". O autor destacou ainda as intervenções em vídeo, utilizadas ao longo do espetáculo. Hoje, ele vem novamente ao Vila acompanhar a peça com a presença ilustre da Embaixadora da Romênia no Brasil, Diana Radu.


Na terra de todos os santos, o dramaturgo assistiu ainda à leitura dramática de Por Que Hecuba, de sua autoria e inédito no Brasil. Na ocasião, satisfeito com o que viu e já liberou os direitos para a montagem baiana do espetáculo. Marcio Meirelles já anuncia para janeiro a estreia da encenação que foi feita sob encomenda para uma companhia teatral japonesa.

Na quarta-feira, Visniec proferiu palestra no Cabaré dos Novos do Teatro Vila Velha. O espaço do Cabaré ficou lotado para ouvi-lo falar sobre Teatro e Política. Para ele, o teatro é a linguagem ideal para fazer-se as críticas necessárias à sociedade contemporânea. Matéi, que vive na França desde meados da década de 80, revelou que ao chegar no ocidente se deparou com um adversário mais complexo e difuso do que a ditadura socialista do seu país natal, a Romênia.


No ocidente, a praga do consumismo e os mecanismos de manipulação capitalista e os meandros da alma humana transformaram-se em dezenas de textos teatrais críticos, a maioria já publicados no Brasil pela editora É Realizações. Foi numa livraria que Meirelles descobriu esse escritor, ainda pouco conhecido no Brasil, e de pronto resolveu encená-lo. “Compreendi que aquilo era urgente, e na cara e na coragem montamos o espetáculo Espelho para Cegos com a união da Companhia Teatro dos Novos e membros da universidade LIVRE de teatro vila velha.

Matéi volta para a França no sábado e até lá participa mais algumas atividades, além do roteiro turístico, que também faz parte dessa visita.

Comentários

  1. Incrível, muito feliz com essa presença ilustre em solo Brasileiro!
    A semana cultural com Visniec não poderia ter sido melhor

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas