Diretor português ministra curso sobre a técnica Viewpoints

Carlos Nicolau Antunes já realizou oficinas em Portugal, Londres, Tailândia, Índia e Brasil, e em janeiro apresenta o workshop "Um Ponto de Vista sobre os Viewpoints" no projeto Oficinas Vila Verão 2015


Os Viewpoints são uma técnica de improvisação que surgiu a partir da dança pós-moderna e foi incorporada também por atores e diretores teatrais, que encontraram nela a possibilidade de desenvolver a articulação e precisão dos movimentos e gerar material criativo para o palco. Entre os dias 17 e 25 de janeiro, ao sábados e domingos (das 10h às 13h30, e das 15h às 18h30), no Teatro Vila Velha, atores, dançarinos e performers terão a chance de experimentar a técnica no workshop "Um Ponto de Vista sobre os Viewpoints", ministrado pelo diretor português Carlos Nicolau Antunes. O workshop integra a programação das Oficinas Vila Verão 2015, que oferece mais de vinte cursos nas áreas de teatro, dança, música, circo e audiovisual. As inscrições já estão abertas no Teatro Vila Velha.

No curso, os participantes terão um olhar introdutório sobre osViewpoints enquanto treino de ator e como pesquisa de material de criação. Os Viewpoints são uma filosofia traduzida numa técnica de improvisação e criação que permite uma expansão da consciência da relação com o espaço e o tempo pelo performer/ator, permitindo-lhe que funcione ao mesmo tempo de forma intuitiva e espontânea mas também consciente e co-responsável pelo processo criativo a decorrer momento a momento. Criados na dança pós-moderna pela coreógrafa Mary Overlie, osViewpoints foram adaptados e desenvolvidos por Anne Bogart para o teatro, possibilitando uma exploração dos limites e fronteiras das artes cênicas contemporâneas. O workshop terá, em princípio, uma pequena apresentação pública informal no final.

As inscrições para este e outros cursos do projeto Oficinas Vila Verão podem ser feitas presencialmente, de segunda a sexta, das 14h às 19h, no Teatro Vila Velha. Aqueles que se inscreverem até 19 de dezembro ganham 10% de desconto. No dia 19/12 as inscrições são interrompidas, por conta do recesso de fim de ano, e retornam no dia 5 de janeiro, durante todo o dia, no Teatro Vila Velha.


Sobre Carlos Nicolau Antunes

Freqüentou o curso de actores da Escola Superior de Teatro e Cinema em Lisboa. Estudou na Escola Superior de Teatro e Cinema em Lisboa. Trabalhou como actor e assistente de encenação em Portugal até 2002, principalmente no Teatro da Cornucópia. Concluíu o Mestrado em Encenação na Middlesex University em Londres, onde parte dos estudos foram feitos em Moscovo e Bangkok. Seguidamente, ainda como bolsista da fundação, fez  Estudos de Qualificação Avançada na Faculdade de Encenação da Academia Russa de Artes Teatrais (GITIS).  Foi docente nas áreas de Acting, Improvisação, Corpo e Projecto na Licenciatura e Mestrado em Teatro na Universidade de Évora de 2007 a 2011. É atualmente docente na pós-graduação Desenvolvimento pelas Artes Expressivas do Instituto Superior de Psicologia Aplicada em Lisboa e na Escola Profissional de Teatro de Cascais. Como formador dirigiu workshops no Centro em Movimento - Lisboa, na Charles University em Pilsen na República Checa, no Lume – Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da Universidade de Campinas e na Boa Companhia, Matula Teatro e “Os Geraldos” no Brasil, na Srinakarinwirot University e na Companhia Moradokmai na Tailândia, em Auroville na Índia,  em grupos portugueses de teatro universitário, nos departamentos de formação do ISPA e  da Câmara Municipal de Lisboa, no IX e X Congresso Português de Psicodrama, entre outros. Investiga na área dos processos psico-físicos do actor.

Serviço:

Workshop "Um Ponto de Vista sobre os Viewpoints"
Período: Sábados e domingos, de 10h às 13h30, e de 15h às 18h30
17, 18 ,24 e 25 de janeiro de 2015
Valor: R$400,00 (R$ 360 para inscrições até 19/12)
Inscrições: de segunda a sexta, das 14h às 19h, no Teatro Vila Velha, até 19 de dezembro, retornando no dia 5 de janeiro.

Oficinas Vila Verão
Grade completa de oficinas neste link: http://www.teatrovilavelha.com.br/oficinas-workshops

Comentários

Postagens mais visitadas