Jorginho de Carvalho ministra oficina de iluminação no Teatro Vila Velha


JORGINHO DE CARVALHO, considerado o maior iluminador da história do teatro brasileiro, e pioneiro da iluminação no país, vem ao Teatro Vila Velha para realizar o desenho de luz dos espetáculos Hamlet e Macbeth, que estreiam em 8 e 9 de janeiro de 2015, respectivamente. A experiência será compartilhada em uma OFICINA que acontece de 19 de dezembro até 8 de janeiro, com apenas 15 vagas e valor de R$ 250,00. Um ou dois dos participantes - escolhidos pelo iluminador - poderão fazer a operação de luz do espetáculo com remuneração para isso. Os interessados devem enviar currículo para comunicacao@teatrovilavelha.com.br, para avaliação, e vir ao Teatro Vila Velha no dia 19 de dezembro, às 14h, para a seleção dos participantes, definição conjunta dos horários de oficinas e primeiras atividades.

A partir desta atípica encenação de Hamlet e Macbeth - usando mesmo cenário e marcações com apresentações em dias alternados feitas por Marcio Meireles, para o Teatro Vila Velha, Jorginho de Carvalho imaginou a possibilidade de compartilhar com os alunos desta Oficina uma também atípica "Criação de Luz" que possa atender plenamente aos dois espetáculos, com apenas algumas particularidades que se fizerem necessárias. Os alunos acompanharão todo o processo de criação e montagem de luz.

Sobre Jorginho de Carvalho:

Fez a sua primeira iluminação em 1962, para espetáculo do Tablado, a convite de Maria Clara Machado. Nesses 52 anos de carreira, assinou a luz de mais de 500 peças, óperas e shows, de nomes como Maria Bethânia, Gal Costa e Daniela Mercury, e espetáculos como "Trate-me leão", do Asdrúbal Trouxe o Trombone, "Rasga coração", de Vianinha, "Cerimônia do adeus", de Mauro Rasi, e "Ensina-me a viver", dirigida por Domingos Oliveira, e "A gaivota", dirigida por Jorge Lavelli, com Sergio Britto, no Teatro Municipal. Jorginho ajudou a formar os principais iluminadores brasileiros, como Maneco Quinderé, Aurélio di Simoni, Luiz Paulo Nenen e Paulo César Medeiros. Iluminou todos os espetáculos da coreógrafa Débora Colker, exceto o primeiro, "Vulcão". Em 2012, teve os seus 50 anos de trajetóriaprofissional homenageados pela exposição "Iluminando o futuro", no OiFuturo Ipanema, Rio de Janeiro (Clique e leia matéria de O Globo). Graças a Jorginho, a profissão de iluminador passou a ser incluída na ficha técnica dos espetáculos.

Cronograma da primeira etapa de atividades:

19/12 (sexta-feira)
- 14h - 1º contato (Apresentação geral).
- 15:30h - Assistir a um "borrão" de HAMLET.  
- 18h - Pequeno debate com o diretor sobre o que foi assistido (para anotações). 
- 19h - Assistir a um "borrão" de MACBETH
- 21:30h outro Pequeno debate com o Diretor/acertos finais e encerramento do dia.

20/12 (sábado)
-   Manhã horário livre para organização das anotações e visita técnica ao teatro. 
-   14h - Debate - Condições Técnicas do Teatro. Planta do Espaço (inserir Cenografia). LUZ

As demais datas/horários serão acordados em conjunto com os participantes.


Comentários

Postagens mais visitadas