Tadashi Endo realiza oficina no Teatro Vila Velha

A experiência com o mestre do Butoh japonês integra projeto especial da Universidade LIVRE e terá 15 vagas abertas ao público

Oficina realizada por Tadashi Endo no Teatro Vila Velha em 201. Foto: Marcio Meirelles


O Teatro Vila Velha oferece a oficina Butoh-MA, com o dançarino japonês Tadashi Endo, um dos mestres do Butoh, entre os dias 3 e 6 de abril de 2015, das 14h às 18h, em Salvador. A experiência é parte do projeto de Oficinas Especiais da Universidade LIVRE de Teatro Vila Velha e terá 15 vagas abertas ao público. As pré-inscrições podem ser feitas até 22 de março pelo formulário (http://goo.gl/forms/RBO8TKlshK) e os nomes dos selecionados serão divulgados no dia 23 de março.

Butoh-MA, versão do Butoh criada por Tadashi Endo, é o caminho para tornar visível o invisível, segundo o próprio dançarino. A técnica busca o crescimento da expressão de sentimentos e imagens, na maior intensidade, a partir do mínimo de movimento. O Butoh-MA faz com que o ator/dançarino procure manter o equilíbrio entre energia, tensão e controle, sem a preocupação com a estética dos movimentos. A oficina é desenvolvida a partir de trabalhos práticos, individuais e coletivos, que darão aos participantes a oportunidade de vivenciar dinâmicas de tempo e ritmo, variação espacial dos movimentos, transformação de imagens em movimento e uso dos pés como único órgão de visão e percepção.

A oficina tem o apoio do VIVADANÇA Festival Internacional, que traz Tadashi a Salvador para apresentar seu espetáculo solo Fukushima, mon amour .

Montagem


Depois da oficina, Tadashi Endo iniciará os primeiros passos para a criação de um novo espetáculo, que vai montar com atores da Universidade LIVRE. Esta será a segunda residência de Tadashi no Teatro Vila Velha - a primeira aconteceu em 2012, e resultou em Dô, que levou à cena sete intérpretes do Bando de Teatro Olodum. Nesta, o tema e tudo o mais será construído a partir desses primeiros contatos, com a colaboração do diretor Marcio Meirelles.

Sobre Tadashi Endo

O mestre do Butoh Tadashi Endo, diretor do Mamu Butoh-Center e do MAMU International Butoh Festival, em Göttingen, na Alemanha, encarna, no verdadeiro sentido da palavra, a sabedoria das tradições da dança e do teatro do Ocidente e do Oriente. Seu repertório inclui Teatro Nô, Kabuki e Butoh, bem como as formas tradicionais de teatro Ocidental, que ele estudou no Seminário Max-Reinhard, em Viena. Nesta síntese, Endo transcende os limites de cada tradição cultural, embora preserve a interiorização do “transe” do Butoh como ponto de partida de sua expressão. Em suas coreografias, Endo consegue expressar os campos de tensão entre Ying e Yang, o masculino e o feminino e suas mudanças. Ele utiliza o poder sugestivo das “frases” coreográficas para explorar o fechamento dos ciclos da vida. Em 1989 Tadashi Endo encontrou pela primeira vez Kazuo Ohno e a identidade imediata e profunda resultou em uma amizade e parceria prolífica.

Oficina Butoh-Ma com Tadashi Endo
Período: 3, 4, 5 e 6 de abril, das 14h às 18h
Local: Teatro Vila Velha
Investimento: R$ 500,00
Inscrições: http://goo.gl/forms/RBO8TKlshK

Comentários

Postagens mais visitadas