Espetáculo “Good / Looking” apresenta resultado de residência artística

--> Núcleo Viladança promove ação que visa estimular intercâmbios e a profissionalização da dança na Bahia. Los INNato (Costa Rica) conduziu a primeira fase das atividades. 

Espetáculo Good / Looking. Foto: Paulo Fuga

Entre os dias 19 e 21 de junho, o Teatro Vila Velha sedia as apresentações do espetáculo de dança “Good / Looking”, fruto da primeira residência artística promovida pelo Núcleo Viladança neste ano em Salvador. O projeto selecionou cinco artistas baianos para participar de um processo de criação sob a orientação de Marko Fonseca e Raúl Martínez, do Los INnato, da Costa Rica.

“Good / Looking” é um espetáculo baseado na exposição e na vulnerabilidade humanas. Cinco indivíduos se encontram num espaço cotidiano, onde compartilham seus medos, sonhos e pudores – espaço que se transforma em cenário e que permite o retorno aos sentimentos reais, deixando máscaras ou aparências para trás. O jogo com o que é pessoal é a base desta criação cênica. Os intérpretes-criadores são os cinco profissionais selecionados para realizar a residência artística: Lukas de Jesus, Jônatas Raine, Luba, Ariel Oliveira, Guilherme Fraga.

As residências - ações propositivas que se consolidaram a partir dos anos 1980 em cidades da Europa, Estados Unidos e Japão -, têm como foco a convivência e ganham espaço cada vez maior nas artes contemporâneas. Com esta ação, o Núcleo Viladança busca consolidar um espaço de residências artísticas em dança na Bahia, abrindo novas possibilidades de criação e remuneração para a classe de dança no estado e aquecendo o mercado local. Nessa ação, os dançarinos selecionados são contratados e remunerados com uma bolsa para acompanhar toda a residência e realizar as apresentações.

O programa de residências artísticas tem ainda uma segunda fase, dessa vez com o coreógrafo espanhol Asier Zabaleta, da Cia Ertza, quando mais cinco bailarinos serão selecionados e contratados. O projeto tem o patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura, O Boticário na Dança, através da Lei Rouanet e é realizado pela Manga Rosa Produções, pelo Ministério da Cultura e Governo Federal - Pátria Educadora. Para a manutenção das suas atividades, o Núcleo Viladança conta com o patrocínio da Petrobras e apoio institucional do Teatro Vila Velha.

Good / Looking
19 a 21 de junho | sex e sábado: 20h | dom: 19h
Teatro Vila Velha
R$ 20 e 10

Comentários

Postagens mais visitadas