Bando de Teatro Olodum apresenta projeto Terças Pretas

Projeto é aberto com leitura e lançamento do livro “Bando de Teatro Olodum: uma política social in cena”, de Régia Mabel Freitas, e segue com leituras dramáticas das peças Essa é a Nossa Praia, Bai Bai Pelô e Ó Paí, Ó
 




Em julho, o Bando de Teatro Olodum apresenta o projeto Terças Pretas - Tersarau do Bando, que reúne música, literatura, moda, artesanato e, claro, muito teatro. O projeto, que ocupa o Teatro Vila Velha durante todas as terças-feiras do mês de julho, tem início no dia 7, às 19h, com leitura dramática e lançamento do livro “Bando de Teatro Olodum: uma política social in cena”, da pesquisadora de relações étnico-raciais e doutoranda em Difusão do Conhecimento na UFBA Régia Mabel da Silva Freitas. A obra aborda as contribuições do Bando no processo de construção da cidadania de atores e ex-atores. O formato do texto, que alia o rigor científico à linguagem teatral - transformando Introdução e Considerações Finais em Abertura e Fechamento de Cortinas, Capítulos em Atos e Cenas, e por aí vai - permite a sua apresentação em forma de leitura dramática, com atores do Bando no elenco.

Em seguida, o projeto apresenta as leituras dramáticas da Trilogia do Pelô: Essa é a Nossa Praia(14/7); Ó Paí, Ó (21/7) e Bai Bai Pelô (28/7). As leituras irão proporcionam o reencontro do elenco do Bando com atores que passaram pelo grupo e participaram da criação dos personagens, nas montagens originais. Além disso, é uma oportunidade para o público reencontrar alguns atores que fizeram história no Bando e hoje estão mais distantes dos palcos baianos, como Luciana Souza e Tania Toko, além de Lázaro Machado, Cristóvão Silva, Nauro Neve, Floriano Barbosa e Anativo Oliveira. As leituras contam ainda com música ao vivo executada pela Banda Mirim do Olodum.

Antes das leituras dramáticas, o projeto Terças Pretas - Tersarau do Bando, que começa às 17h, conta ainda com a Feira Étnica, que além de venda de roupas, acessórios e artesanatos conta com apresentações de DJs. As leituras dramáticas começam às 19h e, depois das apresentações, o público confere ainda algumas apresentações musicais. Confira a programação abaixo:

Programação

14/06

17h - Feira Étnica no Cabaré dos Novos acompanhada do Dj Bandido
18h - Dj Bandido e Denise Correia no Cabaré dos Novos
19h30 Leitura dramática de "Essa é a Nossa Praia" (direção de Luciana Souza, assistência de Fábio de Santana) no palco principal
21h - Apresentação da Banda Mirim com Narcisinho

21/06

17h - Feira Étnica no Cabaré acompanhada do Dj Gug
18h - Apresentação da banda Candombleckesia (Nelson Maca/Jorjão Bafafé/ Gug/ João Teoria) no Cabaré
19h - Leitura de Ó Paí, Ó (direção de Marcio Meirelles) no palco principal
21h - Banda Mirim do Olodum com Narcisinho

28/06

17h - Feira Étnica no Cabaré acompanhada do DJ Branco
18h - Batalha de Djs no Cabaré (Branco, Bandido e Joe)
19h30 - Leitura de Bai bai, Pelô (direção de Luis Bandeira) no palco principal
21h Banda Mirim e Olodum

Comentários

Postagens mais visitadas