Terceira edição do LARGO recebe a artista visual Camila Sposati

Encontro de música expandida aborda o "Teatro Anatômico da Terra", trabalho desenvolvido por Sposati durante a 3a Bienal da Bahia

  
O Teatro Anatômico na Terra foi comissionado pela 3a Bienal da Bahia, em 2014

Investigar as fronteiras da criação musical a partir do contato com outras linguagens artísticas, como a dança, a literatura e as artes visuais. Esta é a proposta do LARGO, encontro de música expandida que chega a sua terceira edição e recebe, na próxima terça-feira, 15 de março, 20h, no Teatro Vila Velha, a artista visual Camila Sposati. No dia anterior ao evento, em 14 de março, das 14h às 18h, a artista ministra oficina aberta ao público sobre a interação entre o teatro e as artes visuais.

A criação do LARGO é assinada pelo coletivo Beto Junior, formado pelos músicos João Milet Meirelles, Pedro Filho Amorim e Uru Pereira, e pela Duna, ambiente criativo da artista visual Lia Cunha. Os encontros acontecem mensalmente no Teatro Vila Velha e, em outras edições, já receberam o coreógrafo Leonardo França e o grupo Tiragem - Laboratório de Livros (EBA/UFBA).

Teatro Anatômico da Terra

O encontro da próxima terça tem início com uma palestra integrada com música conduzida pela artista visual Camila Sposati sobre a experiência do Teatro Anatômico da Terra, projeto de sua autoria comissionado pela 3a Bienal da Bahia, em 2014, executado ao longo dos 100 dias do evento, na Ilha de Itaparica. O relato da artista terá intervenções sonoras produzidas ao vivo pelos músicos anfitriões, além de comentários e trechos de entrevistas gravados previamente com outros artistas, executados através de processamento eletrônico.

Camila Sposati apresenta ainda a obra Phonosofia, composta de texto e de uma série de objetos em cerâmica construídos por ela a partir dos princípios do Teatro Anatômico da Terra. Em seguida, o público confere a música criada pelo coletivo Beto Junior a partir das temáticas e estímulos da artista visual ao longo da palestra.

Oficina

Em sua passagem pelo Teatro Vila Velha, à convite do LARGO, Camila Sposati ministra ainda a oficina "Pelo real: moldura ou base da obra de arte", aberta ao público, que acontece no dia 14 de março, das 14h às 18h. Na oficina, serão abordadas diferentes relações e interações entre as artes visuais e o teatro, além de como lidam os artistas com o "real" no palco e na moldura.

Sobre o Teatro Anatômico da Terra

O Teatro Anatômico da Terra foi comissionado pela 3 Bienal da Bahia em 2014, na Ilha de Itaparica. Baseado no Teatro de Anatomia (Italia, 1594), uma forma de teatro que tem a função de amplificar vozes, expandir conhecimento, controlar, influenciar, tirar vantagens - o que a artista e autora Camila Sposati chama de Phonosophia. “Enficado” (construído por escavação) cinco metros abaixo do solo, atrás da fachada em ruínas de um casarão do século XIX, no centro histórico de Itaparica, cidade fundada coincidentemente também no século XVI, como o teatro de Padova. A “dissecação” acontece no corpo da terra, pois a escavação para formar o teatro levantou questões sobre como a terra se apresenta em sua forma subterrânea, a ampliação da visibilidade e acústica pelo formato cônico e íngreme, e a abolição da fronteira entre o palco e os bastidores, além de simbolizar o espaço interior se abrindo para uma comunicação cósmica, segundo os preceitos da Eubiose. O projeto envolveu uma gama de instituições, como: Biblioteca Nacional de Paris, Biblioteca de Medicina de paris, Teatro de Padova, advogados, geotécnico, arquiteto, engenheiro de solo, carpinteiro, arqueólogo, Instituto do Patrimonio Historico e Artistico Nacional - IPHAN, Instituto do Patrimonio Artistico e Cultural da Bahia - IPAC, Sociedade Brasileira da Eubiose, e Prefeitura de Itaparica.

Sobre Camila Sposati

Mestre pela Goldsmiths College of London em Fine Arts (2003) com o apoio das bolsas: CAPES/apARTES e VIRTUOSE (Ministério da Cultura). Pós-graduada em Fotografia pelo Centro di Ricerca de la Fotografia em Pordenone, Itália (1998) e Bacharelado em História pela PUC – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996). Sua pesquisa levou-a para locais na Amazônia, Turcomenistão, Uzbequistão , Guatemala, Europa e Japão. Ela tem sido apoiada por organizações como o Ministério da Cultura; Petrobras; British Council; University College London; Royal Geological Survey; Tokyo Wonder Site; Montehermoso, Espanha; o programa de Residência Internacional em Recollets e Cite des Arts, França; e Sacatar, Bahia. Teve trabalhos expostos em Museus e Bienais: 3ªBienal da Bahia (2014), Musee de la Chase et de la Nature (2012), Lustwarande (2011), The Great Glen Artist Airshow (2010), 7ª e 10ª Bienal do Mercosul (2009 e 2015), Seoul Platform (2009), Tate Modern, Londres (2007), "Green Dyed Vulture", Highland Institute of Contemporary Art in Scotland (HICA), Centro Cultural Montehermoso. Expôs nas galerias Eleven Rivignton (NY), com os trabalhos Earth’s Earth (2013) e Active forms (2008); e Casa Triangulo (SP), com Darvaza (2012) e Nucleação (2009).

Sobre Beto Junior

Beto Junior é um grupo de noise e improvisação livre formado por João Milet Meirelles, Pedro Filho Amorim e Uru Pereira. Eletrônica, guitarra "preparada" e fagote dialogam buscando novas possibilidades sonoras.

Sobre Duna


Duna é um ambiente criativo da artista visual Lia Cunha. Incorpora projetos de edição de livros, objetos, obras, design gráfico e direção de arte para projetos autorais, colaborativos e comissionados.

LINKS

Largo
instagram.com/plataformalargo/
facebook.com/plataformalargo

Camila Sposati
camilasposati.com

Beto Junior
soundcloud.com/betojunior

Duna
instagram.com/duna.processo

SERVIÇO

Oficina "Pelo real: moldura ou base da obra de arte"
Data: 14/03/2016, segunda-feira, das 14h às 18h
Inscrições no Teatro Vila Velha, de segunda a sexta, das 15h às 18h
Investimento: R$ 30
Local: Teatro Vila Velha

LARGO Teatro Anatômico da Terra
Data: 15/03/2016, terça-feira, 20h
Valor: R$ 20 (inteira) e 10 (meia)
Local: Sala Principal do Teatro Vila Velha

Comentários

Postagens mais visitadas