Os Argonautas apresentam leitura da peça "Em Família", de Vianinha




Texto de Vianinha, criador da série “A Grande Família”, será dirigido por Marcelo Flores

O palco do Teatro Vila Velha recebe na próxima segunda-feira, 29 de maio, às 19h30, a leitura encenada do texto “Em Família”, de Oduvaldo Vianna Filho, mais conhecido como Vianinha, realizada pela Companhia de Teatro Os Argonautas. A leitura, dirigida por Marcelo Flores, integra a sexta edição do projeto Clube da Cena, espaço de pesquisa e laboratório teatral mantido pela companhia.

Em 2016, Vianinha completaria oitenta anos. Não fosse por sua morte precoce aos 38 anos, Oduvaldo Vianna Filho certamente seria hoje uma unanimidade, consagrado para o grande público que o conhece mais como o criador da série A Grande Família, um dos maiores sucessos da TV brasileira em todos os tempos. Sua obra compõe um painel humanista, carregado de tintas poéticas e políticas, com buscas de renovação estética formal, refinamento e humor. Sua obra é um misto de denúncia social e dissecação do mundo íntimo dos indivíduos nos embates da relações amorosas, familiares e profissionais, em meio à sociedade de consumo e de um sistema econômico opressor e desumano.

"Em Família" foi escrita em 1971 e apresenta o casal de idosos (Dona Lu e Seu Sousa) que são despejados da casa onde moravam por não ter condições financeiras para mantê-la. Dessa forma, Vianinha expõe o problema do sistema previdenciário, e ao mesmo tempo denuncia as dificuldades de se viver em uma sociedade onde o trabalho é imprescindível, marginalizando os idosos. Após um encontro com atriz Eva Todor e uma conversa sobre o problema da velhice, Vianinha escreve uma primeira versão do texto em cinco dias, a fim de cumprir o prazo da Comissão de Teatro para que o patrocínio fosse concedido. Foi Sérgio Britto quem havia pedido a Vianinha para que ele realizasse uma adaptação para TV do roteiro do filme "Make way for tomorrow", sucesso dos anos 30.

Do roteiro, foram retirados apenas os elementos para construir uma história original sobre os pais idosos cujos filhos não têm como prover a moradia e a sobrevivência. O texto teve montagens antológicas dirigidas por Sérgio Britto (com Eva Todor e André Villon ), Antunes Filho (com Paulo Autran e Carmen Silva) e a mais recente por Aderbal Freire Filho rebatizada de "Vianinha conta o último embate do homem comum”.
A idéia de levar o texto à cena partiu de Harildo Deda, que encabeça o elenco da leitura encenada ao lado de Neyde Moura, como o casal de idosos que ficam repentinamente sem moradia, cujos filhos são vividos por Carlos Betão, Alethea Novaes , Celso Jr e Andréa Elia. Fernando Neves, Márcia Andrade, Socorro de Maria, Valéria Fonseca e George Vladimir interpretam os amigos, vizinhos e outros membros desta família brasileira típica, em sua luta cotidiana na conjuntura sócio-polítco-econômica do Brasil nos anos 70.

Serviço:

Leitura encenada da peça "Em Família", de Vianinha
29 de maio, segunda-feira. 19h30
Pague quanto quiser
Teatro Vila Velha


Comentários

Postagens mais visitadas