Bando de Teatro Olodum celebra 20 anos de CABARÉ DA RRRRRAÇA



O Bando de Teatro Olodum não cansa de surpreender o público com novidades artísticas. O empenho do grupo neste momento são as celebrações pelos 20 anos de estreia de um dos maiores sucessos do repertório da companhia: Cabaré da Rrrrraça, uma revista musical que antecipou nos palcos uma série de discussões sobre a conscientização e empoderamento da população negra.

A estreia da curta temporada de Cabaré da Rrrraça será no dia 12 de agosto, sábado, 20h, com a presença de artistas convidados a interpretarem as canções do espetáculo. Estarão no palco do Teatro Vila Velha as cantoras: Márcia Short, Larissa Luz, Nara Couto e Ana Mametto, os cantores Dão, Mr. Armeng e MC Xarope e a banda do bloco afro Ilê Aiyê. A peça fica em cartaz de sexta a sábado, até o dia 27 de agosto.

Ambientado à semelhança de um programa de auditório, em que os personagens atuam como apresentadores e também desfilam como se estivessem numa passarela, Cabaré da Rrrrraça expõe as mais diversas manifestações do racismo e da discriminação contra os negros no Brasil, desde as sutis até as mais ultrajantes. Em cena, o elenco formado por 14 atores e dois músicos dá voz aos personagens para contar, de forma direta à plateia, casos vividos por eles mesmos, assim como relatos de diversas pessoas que enfrentam o preconceito racial.

ELENCO - O público poderá também rever momentos marcantes destas duas décadas do espetáculo por meio de uma exposição fotográfica com registros das apresentações, coordenada por Cássia Valle, atriz do Bando que integra a montagem desde a estreia. Outros que continuam desde a montagem original são Vadinéia Soriano, Jorge Washington, Rejane Maia, Geremías Mendes, Merry Batista e Leno Sacramento. O elenco é reforçado por novos talentos do teatro baiano, a exemplo de Naira da Hora, Renan Motta e Shirlei Sanjeva, que estreiam em Cabaré da Rrraça após integrarem outras montagens do Bando de Teatro Olodum como Erê e Ó paí, ó.
Em 2017, O Bando de Teatro Olodum completa 27 anos de atividades interruptas, consolidando uma forma de fazer teatro com compromisso social e político.

Cabaré da Rrraça foi apresentado pela primeira vez em 08 de agosto de 1997, com direção de Márcio Meirelles, que também assina o texto da peça juntamente com o elenco do Bando de Teatro Olodum. Completam a direção de Cabaré os experientes Zebrinha, responsável pelas coreografias do espetáculo, e Jarbas Bittencourt, na direção musical e autoria de algumas das composições apresentadas ao vivo pelo elenco.

O espetáculo já foi visto por mais de 40 mil pessoas ao longo de seus 20 anos em cartaz, em mais de 280 apresentações em diversas cidades brasileiras, além de Portugal e Angola. A peça continua despertando interesse e discussões pela urgência das questões apresentadas e pela linguagem adotada pelo grupo, popular e direta, que leva o público ao riso e também à reflexão.

MÚSICA - A montagem também é fortemente marcada pela música, que passeia por diversos estilos – rap, axé, pop, afro - e cujas letras reforçam o discurso que se quer difundir em cena. Em todas as temporadas de apresentações, o Bando de Teatro Olodum recebe como convidados artistas comprometidos com o combate ao preconceito para cantar no encerramento do musical. Entre os nomes que já passaram pelo palco de Cabaré estão Lazzo Matumbi, Márcia Short, Margareth Menezes, Preta Gil, Juliana Ribeiro Tatau Mariene de Castro, Camila Pitanga, Afro Reggae, além dos atores Érico Brás e Lázaro Ramos, que antes de brilharem em produções da Rede Globo, integraram a peça.  

Compre seu ingresso antecipado no Ingresso Rápido (clique aqui)







SERVIÇO
Cabaré da RRRRaça – 20 anos
Texto: Márcio Meirelles e Bando de Teatro Olodum
Direção: Márcio Meirelles
Coreografia: Zebrinha
Direção Musical: Jarbas Bittencourt
De 12 a 27 de agosto de 2017
Sextas e sábados 20h e domingo 19h
Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia)
Teatro Vila Velha, Passeio Público - Campo Grande / Salvador – BA
Tel: 71.3083-4600 / www.teatrovilavelha.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas