OFICINAS VILA VERÃO




OFICINAS VILA VERÃO

Já estão abertas as inscrições das oficinas de verão 2018 do Teatro Vila Velha.  Os participantes que se anteciparem podem aproveitar os preços promocionais pelo site www.sympla.com.br/oficinasvilaverao

De 06 a 28 de janeiro, para quem quer experimentar teatro, dança, canto, aquarela, circo e, até mesmo, bordado, e para aqueles que querem aprofundar sua experiência artística, as Oficinas Vila Verão 2018 vão esquentar a programação de Salvador.

Além de uma programação variada e profissionais experientes à frente, a maioria das oficinas são concluídas no dia 28 de janeiro no palco, permitindo ao aluno experimentar a comunicação  com o público, apresentando o resultado da sua criação  sob as luzes dos refletores do Teatro Vila Velha.https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif
A coordenação é de Chica Carelli, coordenadora da universidade LIVRE do teatro vila velha, Ella Nascimento, atriz do Bando de Teatro Olodum e Lia Nascimento - integrante da LIVRE. 

OFICINAS VILA VERÃO 2018

OFICINAS PARA CRIANÇAS

-Teatro, Câmera, Ação!
Terças e quintas das 09h às 11h.
Para crianças de 05 a 10 anos.

Explora possibilidades compositivas a partir da improvisação como meio de investigação entre câmera e palco. A ideia é criar um espaço para a criança aprender e produzir, de maneira brincante, pequenos esquetes artísticos tendo como fio condutor o uso inventivo das tecnologias digitais. Neste encontro criativo serão disponibilizados adereços, figurinos e pequenos textos a fim de incentivar a imaginação de cada participante na criação de performances cênicas que serão filmadas e apresentadas.  
 
Com Débora Landim
É artista, educadora Graduada e Mestre em Teatro pela Universidade Federal da Bahia, Psicopedagoga e Encenadora. Possui experiência nas áreas de cinema e educação. Fundadora e coordenadora da Companhia dos Novos Novos, grupo artístico infanto-juvenil que nasceu no Teatro Vila Velha em 2001. Coordenadora do Centro de Pesquisa Moinhos Giros de Arte.

- Teatro para iniciantes
Segundas e quartas das 14h às 16 h.
Para crianças de 11 a 13 anos.

A oficina busca aprimorar e/ou desenvolver habilidades criativas através de jogos e exercícios teatrais e corporais, respeitando as especificidades e níveis de aprendizagem de cada um(a). Nesse processo serão trabalhadas as disposições para interpretação, escuta grupal, percepção do espaço da cena, relação ator-público, construção de personagem e projeção e articulação da fala. Tudo em total acordo com tempos de cada uma (um); idade, desenvolvimento e demais características idiossincráticas. Um espaço de grandes trocas, diversão e arte.  

Com Ella Nascimento
Pedagoga (UFBA-FACED), atriz do Bando de Teatro Olodum, integrou o elenco de 11 espetáculos, entre eles: “Cabaré da Rrrraça” (de Márcio Meirelles e Chica Carelli), “Ó Paí Ó” (de Márcio Meirelles), e "Dô" espetáculo dirigido pelo dançarino de Butô, Tadashi Endo. No cinema e na televisão teve várias participações como o quadro do Fantástico "O Curioso", de Lázaro Ramos e “Quincas Berro D’água”, de Sergio Machado.

- Canto para crianças
Segundas e quartas das 16:30h às 17:30.
Para crianças de 06 a 11 anos.

Com Marcelo Jardim
É formado em Canto pela UFBA, professor de voz dos grupos Bando de Teatro Olodum e Vilavox, integra o coro do Teatro Castro Alves.

- Brincando de Circo
Terças e quintas das 15h às 16h
Para crianças de 04 a 10 anos

Curso de férias, onde as crianças têm a oportunidade de experimentar ludicamente as peripécias acrobáticas do mundo do circo. Nas aulas, acrobacias, malabarismo, equilibrismo serão apresentadas para a criançada. Flexibilidade, confiança, força, agilidade, coordenação motora e superação, além de estimular a criatividade e a sensibilidade da criança por ser uma atividade de expressão artística.

Com Luana Serrat
É graduada em Artes Cênicas pela UFBA e tem Formação Profissional em artes do Circo. Luana cresceu no circo apresentando-se no picadeiro desde criança. Seus pais, Anselmo Serrat e Veronica Tamaoki fundaram a Escola Picolino. Já participou de turnês importantes pela Europa e Brasil. Em 2007 junto a outras 4 artistas funda a FULANAS CIA DE CIRCO.

- Hip Hop kids
Sábados das 14:30h às 16h
Para crianças a partir de 08 anos

A oficina pretende trabalhar com a turma as especificidades de dois estilos base de Dança urbana: o Hip Hop e Popping. O Hip Hop (1980) e o Popping (1970) surgiram nos Estados Unidos, sendo que o Hip Hop fundamenta-se em improvisos em cima da música e o Popping em contrações musculares e controle corporal.

Com Emerson Santana
Conhecido como "CREU SD" iniciou nas Danças Urbanas em 2005, onde é considerado pioneiro dos estilos de POPPING e HIP HOP DANCE em Salvador, além de fundador e coreógrafo do grupo INRITMO. Com diversos títulos e conquistas ao longo de sua carreira em competições de dança, fez diversos trabalhos como: Trident, Red Bull, Festival De Verão, Skol, Projeto Tamar, e artistas como Claudia Leitte.

-Música Brincante: musicalização infantil
Sábados das 10h às 12h
Para crianças de 05 a 10 anos

Como oficina, a musicalização infantil busca despertar e aprimorar nas crianças ritmos, sons e cantigas do universo infantil com jogos e brincadeiras. Esta oficina terá como resultado, uma pequena apresentação dos alunos mostrando um pouco do que foi desenvolvido ao longo dos encontros.

Com Cell Dantas
Bacharel em Artes pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Licenciando em Letras Vernáculas também pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), músico e ator do Bando de Teatro Olodum. Tem experiências como professor de música do Ensino Infantil ao Fundamental I em escolas.


OFICINAS DE TEATRO

-Teatro para iniciantes I com Chica Carelli
Segundas e quartas das 14:30h às 17h
A partir de 14 anos

A oficina busca desenvolver a percepção e a criatividade individual do ator conjugada à construção coletiva do trabalho teatral através de exercícios de aquecimento e dinâmicas de corpo, voz e improvisação.

Com Chica Carelli
É graduada em direção teatral pela Universidade Federal da Bahia em 1983. Iniciou sua carreira de atriz em 1980, no grupo Avelãz e Avestruz dirigido por Marcio Meirelles. Seu trabalho nesse grupo lhe valeu dois troféus Martim Gonçalves. Em 1990 fundou, com o diretor Marcio Meirelles, o Bando de Teatro Olodum, co-dirigindo espetáculos. Desde 1994 integra o colegiado do Teatro Vila Velha, e participa também das produções artísticas da Cia Teatro dos Novos como atriz e diretora. Coordena, desde 2000, as Oficinas Vila Verão do Teatro Vila Velha.

- Teatro para iniciantes II com Zeca Abreu
Terças e quintas das 15h às 17:30
A partir de 16 anos

Pretende proporcionar aos participantes o primeiro contato com o fazer teatral, aguçando a visão crítica e a sensibilidade perante o mundo. Para tanto, serão aplicadas várias modalidades e estilos do jogo teatral.

Com Zeca Abreu
Mais de 20 anos de carreira, atuou em várias peças de teatro, como O Homem Nu e suas Viagens, direção de Hebe Alves, Um Prato de Mingau para Helga Brown direção de Celso Jr., Volpone, de Fernando Guerreiro, e Espelho para Cegos, de Marcio Meirelles. No cinema marcou sua presença nos filmes Eu Me Lembro e O Homem que não dormia de Edgard Navarro, Cidade Baixa, de Sergio Machado, Depois da Chuva, de Claudio Marques e Marilia Hughes, e Irmã Dulce, de Vicente Amorim. Como diretora teatral ganhou diversos prêmios importantes, como o Prêmio Braskem de Teatro, em 2013, por Destinatário Desconhecido.

- O corpo e a cena
Sábados e domingos das 15h às 18h
A partir de 16 anos

Proporcionar ao ator o desenvolvimento de suas potencialidades, buscando uma autonomia e presença cênica, ampliando e encontrando ferramentas para tornar seu trabalho mais consistente e diversificado.

Com Bertho Filho
É ator, diretor teatral/UFBA, dramaturgo, produtor e preparador de atores para teatro e para o cinema. Como ator, trabalhou em filmes como Central do Brasil, de Walter Salles; Tieta, dirigido por Cacá Diegues; Eu me Lembro e O Homem Que Não Dormia (ator a produção de elenco e figuração), Cascalho de Tuna Espinheira, O Trampolim do Forte, de João Rodrigo Mattos (oficineiro/ator/ e a produção de elenco), Capitães Da Areia, de Cecília Amado, A Beira do Caminho e As Irmãs, de Breno Silveira, Tungstênio de Heitor Dhalia, Thabu de Sofia Federico (preparador de elenco e figuração).  Na televisão, atuou em Cama De Gato, direção geral de Ricardo Waddington (2010); Força Tarefa, de Jose Alvarenga Jr. (2010); Gabriela, direção de Núcleo de Roberto Talma (2012).

-Teatro-esporte
Segundas e quartas das 19h às 21h
Para atores e estudantes de teatro maiores de 18 anos

A oficina de teatro-esporte aplica as noções básicas de Improvisação Teatral para atores profissionais e/ou amadores, onde são aprendidas algumas noções básicas de interpretação (ação interna/ação externa, objetivo, status cênico, estados emocionais, etc), a partir de exercícios dinâmicos e divertidos. O Teatro-esporte é uma técnica de improvisação teatral, criada pelo diretor canadense Keith Johnstone, em meados dos anos 1960. Aqui na Bahia, a técnica veio pelas mãos do diretor alemão Volker Quandt, em 1994. Além do conhecimento e exercício das técnicas de treinamento para a prática do Teatro-esporte, haverá a aplicação de exercícios adaptados a partir de Viola Spolin, Augusto Boal, do grupo americano Living Theatre e das técnicas de Máscara Neutra e Máscara Expressiva da Commedia dell’Arte.

Com Celso Jr
É Ator e diretor com mais de 60 espetáculos teatrais realizados. É professor do Núcleo de Teatro da Universidade Federal de Sergipe. Doutor em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas – UFBA (2013). Bacharel em Artes Cênicas (Direção Teatral) pela Escola de Teatro da UFBA, (1994). Mestre em Letras, (Teorias e crítica da literatura e da Cultura) UFBA (2005). Como ator, começou a carreira na Companhia Baiana de Patifaria no espetáculo Abafabanca (1987).


- Oficina Multilinguagem
Preparação e seleção para a turma 2018 da universidade LIVRE do teatro vila velha
segundas, quartas e sextas das 9h às 12h

universidade LIVRE do teatro vila velha abre seleção. Você tem alguma experiência em teatro, é maior de 18 anos, e tem a vontade de ter encontros e trabalhar, por 3 anos, com dois grandes diretores residentes e com diversos outros artistas visitantes? Um dos palcos mais importantes do teatro brasileiro abre inscrições para a oficina de preparação e seleção da universidade LIVRE do teatro vila velha.

Para garantir vaga acesse o link  www.sympla.com.br/teatrovilavelha

OFICINAS DE DANÇA

-Dança Afrobrasileira
Segundas, quartas e sextas das 12:30h às 14h

Através dos princípios da dança afrobrasileira e da diversidade que essa modalidade de dança abarca, será desenvolvido um trabalho de alongamento, aquecimento, reconhecimento e também de criação coreográfica, onde os alunos e alunas poderão experiência em seus corpos a dança afrobrasileira e trabalhar condicionamento físico.

Com Arisma Adoté
É bailarino do Balé Folclórico da Bahia onde atua nos papéis principais e é professor da turma júnior da instituição. Diretor de Companhia de Dança LEKAN DANCE. Formação em dança Afro Brasileira: Nildinha Fonseca, formação em Dança Moderna (horton) (Martha Graham): José Carlos Arandiba (zebrinha). 2004- ingressou na companhia Bale Folclórico da Bahia; 2008- Ingressou no corpo de balé da cantora Daniela Mercury; 2010- Companhia Dance Brazil; 2016- Atualmente dançarino da Cantora Daniela Mercury e assistente do Coreógrafo José Carlos Arandiba (Zebrinha).

-Danças urbanas e Twerk
Segundas e quartas das 17:30 às 19h
A partir de 15 anos

A oficina visa mesclar a dança urbana dentro da técnica de dança contemporânea com o twerk, também parte das danças urbanas. A partir de suas vivências, a professora visa propiciar o contato dos alunos com essas duas vertentes conectadas. A dança urbana vista e sentida por ela dentro de uma técnica mais abrangente como a contemporânea que permite autonomia tanto na criação coreográfica como no próprio dançar, e o twerk uma dança mais sensual geralmente voltada ao público feminino, cuja ênfase está no movimento dos quadris.

Com Taila Samile
Formada em ballet clássico pela Ebateca - Cidade do Saber. Bailarina na Cia Jovem de Balé de Camaçari por 5 anos, Cia de danças populares Canjica mole por 5 anos, Cia de dança contemporânea  Sinha Guimarães desde 2015, Balé Jovem de Salvador, professora de balé clássico infantil/iniciante há 5 anos e também professora de jazz iniciante.

-Dança Estilhaçada
Dias 17, 18 e 19 de janeiro das 18h às 22h
Para curiosos, artistas amadores e profissionais a partir de 17 anos

Nessa oficina o artista Leonardo França, a partir das suas pesquisas em dança e cinema, irá mediar práticas para atritar, ficcionalizar e multiplicar os corpos. Essa oficina se destina a pessoas e artistas que nunca se reconhecem inteiros: quase-artistas, quase-dançarinos, quase-cineastas, quase-artistas visuais... os fronteiriços.
Um encontro para artistas de diversas áreas e curiosos diversos experimentarem práticas, conversas e compartilhamento de obras que abordam o corpo pela perspectiva relacional e transversal.
Para um momento político estilhaçado, uma dança estilhaçada. Essa fratura ético-estético-política exposta chamada Brasil nos desafia a pensar corpos que se organizam na diferença e na multiplicidade, como podemos construir esses corpos juntos?

Com Leonardo França.
Leonardo França é um um artista do corpo que faz do estilhaçamento sua produção estética. Produz colaborativamente com vários artistas da dança, cinema, música, artes visuais e teatro. Desde 2010, integra a equipe de artistas-curadores da Dimenti produções culturais. Em 2016, teve dois trabalhos indicados como melhores espetáculos de dança do Rio de Janeiro pelo Jornal O Globo: Ouriço que tem a sua direção e Looping: Bahia Overdub em co-direção com Felipe Assis e Rita Aquino. Indicado ao prêmio Bravo em 2016 na categoria melhor espetáculo de dança com Looping: Bahia Overdub. No seu trajeto já realizou residências artísticas no Brasil, Portugal e Alemanha


OFICINAS DIVERSAS

-Canto
Segundas e quartas das 10h às 12h
A partir de 14 anos

-Aquarelando
Sábados das 10h às 13h
A partir de 12 anos

Oficina de aquarela com Bruno Marcello. Vamos conhecer um pouco mais sobre aquarela, técnicas básicas e intermediárias testando diferentes tipos de papeis e abordagens mostrando que aquarela não é tão difícil quanto parece.

Com Bruno Marcello
É artista plástico formado pela EBA - UFBA, já participou de diversas exposições, faz ilustrações para livros, desenha histórias em quadrinhos, desenvolveu games e já foi professor de Desenhos na Escola de Belas Artes da UFBA.

-Transbordando: bordado criativo
Sextas das 14h às 18h

Inspirada na arte urbana e na sua amplitude de possibilidades criativas, a oficina pretende transbordar o bordado tradicional para além do tecido plano, como experiência artística-visual contemporânea. Unindo pontos de bordado e sua base de forma dinâmica com a arte contemporânea, expressando personalidades em suas formas, texturas e movimentos. Não há limite para bordar, transborde!

Com Daiane Samo
Da dança ao bordado, Samo atua no ramo das artes em Salvador desde 2011, iniciando sua grande descoberta, seu encontro de amor, no Centro Técnico do Teatro Castro Alves, onde participou de oficinas e projetos de figurino e cenografia ao lado de grandes artistas, diretores e produtoras da capital.

 Materiais necessários: tecido algodão cru, linhas de meada, bastidor, lápis, agulha de costura nº07, tesoura com ponta e papel carbono e outros materiais sugeridos pelos próprios participantes para a composição dos bordados.

-Laboratório criativo de arte de rua
Dias 25, 26 e 27 de janeiro as 16h às 19h
A partir de 16 anos

O Laboratório de arte de rua tem como finalidade explorar performatividades artísticas no espaço público. A oficina abordará estruturas cênicas da arte de rua, explorando manifestações a partir do teatro, da performance e do circo. Levantando a importância da arte em espaços públicos e sua ação social.
O objetivo é trabalhar o corpo em estado criativo, como instrumento e comunicação expressiva, a partir de improvisações, jogos teatrais e elementos que auxiliam a criação artística. Com a perspectiva que a rua seja o palco de ações poéticas e possíveis trocas de relação e reflexão a oficina levantará debates sobre arte pública, políticas públicas, contribuição voluntária (chapéu) e a importância da função social do artista.

Com Vanda Cortez

Artista de Rua e Palhaça. Graduada e licenciada em Artes Visuais tem como linha de pesquisa a intervenção urbana, o circo e a performance contemporânea. Em 2012 ingressa na escola de tetro callejero na cidade de Rosário /Argentina. Durante cinco anos percorreu cidades entre Brasil, Paraguai e Argentina pesquisando e atuando em encontros, festivais e convenções de circo e Arte de Rua. 


Serviço:
OFICINAS VILA VERÃO
Local: Teatro Vila Velha
Data: de 06 a 28 de janeiro
Informações: www.teatrovilavelha.com.br ou Telefone (71) 3083.4600

Comentários

Postagens mais visitadas